Se você precisa melhorar seu relacionamento interpessoal no trabalho, confira algumas dicas para você alavancar o seu sucesso profissional.

Entre os relacionamentos que temos ao longo de nossa vida, muitas vezes não damos a importância devida aos relacionamentos no ambiente de trabalho. Nos preocupamos com as nossas relações amorosa, com nosso relacionamento familiar, com nossos amigos e às vezes esquecemos que as pessoas com quem mais convivemos no dia a dia são nossos colegas de trabalho.

Mas esse relacionamento interpessoal no trabalho é muito importante por dois motivos. O primeiro é que não escolhemos nossos colegas, chefes, clientes ou parceiros. O segundo é que precisamos nos dar bem com eles, independente se fomos ou não com a suas caras, para que o trabalho funcione bem e que juntos possamos resolver problemas e criar soluções.

Relacionamento interpessoal é um conceito da sociologia e da psicologia que significa a conexão feita por duas ou mais pessoas de um mesmo círculo social, neste caso o trabalho. Ele está completamente ligado com a maneira que tratamos e nos relacionamos com as pessoas e qual a qualidade dessas relações.

Os relacionamentos interpessoais podem estar inseridos na família, na escola, na comunidade, na sociedade em que vivemos e no trabalho, onde veremos com mais profundidade no decorrer deste artigo.

Manter um bom relacionamento interpessoal no trabalho, é manter uma relação saudável com os colegas, o que se torna imprescindível para se alcançar um sucesso em qualquer carreira que você escolher, não é mesmo? Um relacionamento interpessoal positivo contribui para um ambiente mais agradável dentro da empresa.

Um relacionamento profissional saudável somente será alcançado quando as pessoas começam a se conhecer, quando começam a se colocar um no lugar do outro, quando expressam suas opiniões de forma clara, direta e com muito respeito e ética.

A sociologia estudou, e estuda, com muita profundidade as questões relacionadas às relações humanas dentro do ambiente profissional e estão divididas em categorias:

• Relações industriais – relativa à indústria
• Relações laborais – no ambiente de trabalho
• Relações públicas – relacionamento da empresa com pessoas ou corporações externas.

Como melhorar seu relacionamento interpessoal no trabalho

Mas se você acha que ainda precisa melhorar muito para ter um bom relacionamento interpessoal no trabalho, aqui vão algumas dicas para você se dar bem com os colegas e alavancar o seu sucesso profissional.
relacionamento interpessoal no trabalho
1 – Cada um no seu lugar
Cada pessoa é diferente da outra e todas têm seus defeitos e qualidades. Por isso é importante criar uma capacidade de ver e perceber as diferenças nas pessoas e saber utilizá-las para o bem da corporação. Ter habilidade no relacionamento, nada mais é do que encontrar a pessoa certa para fazer o que você deseja que seja feito. A pessoa certa na atividade certa, vai gerar muito efeito.

2 – Interprete seu público
Garanto que você conhece todos os tipos de pessoa: as arrogantes, as insensíveis, as distantes, as ocupadas demais, as com pressa de discutir, as com preguiça, mas você consegue oferecer respostas e soluções para elas ou simplesmente dá as ordens que tem que dar?

Este comportamento é bem comum em pessoas que não ouvem e não conseguem interpretar o público que convive. Para uma melhor abordagem, prefira sempre focar na outra pessoa e não em você mesma, assim seus relacionamentos no trabalho tendem a ficar mais fortes.

3 – Expresse-se bem
Saber se expressar afeta positivamente o relacionamento interpessoal no trabalho, já que a forma como você diz as coisas vai determinar o tom que a conversa vai ter. Saiba demonstrar suas opiniões de maneira clara e sem grosseria e estupidez.

Se você tiver algum problema com algum colega, procure conversar com ele de forma educada e sem ofensas, com o objetivo de resolver. Uma equipe onde os funcionários brigam entre si, não tem chance alguma de vencer nos negócios e muito menos na convivência.

4 – Tenha uma boa abordagem
Você tem que sempre adaptar seu discurso ao público q quem ele se dirige. Assim, você consegue ser claro e objetivo, podendo cobrar exatamente o que precisa do seu colega. Use, além da forma habitual de se comunicar, linguagens não verbais, como olhar no olho e concordar com a cabeça, para criar confiança e mostrar o seu interesse em que o outro está expressando.
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5 – Os primeiros 3 minutos
Saber administrar os primeiros três minutos da conversa é de extrema importância. É imprescindível você ficar aberto para receber o maior número de informação possível no começo da conversa. Assim você deixará a outra pessoa à vontade para que ela possa falar o que precisa ser dito.

Quanto mais você deixar que o cliente, colega ou parceiro dê o primeiro passo e falem no início da conversa, mais você saberá sobre elas para poder adaptar a sua abordagem de forma que ele vai ouvir aquilo que realmente foi buscar

6 – Ouça sempre
As pessoas que têm boa habilidade nos relacionamentos interpessoais são boas ouvintes. Elas ouvem primeiro para depois compreender, recebem as informações de uma forma correta para depois ter a melhor reação possível.

Ouvir sem interromper e fazer perguntas no momento certo vão te ajudar a obter um esclarecimento maior da conversa. Uma boa dica é fazer que sim com a cabeça e repetir alguma coisa que foi falada só para mostrar que você está ouvindo e prestando atenção no que está sendo dito. Para saber mais sobre linguagem corporal, clique aqui.

7 – Fale de si mesma
Se as suas opiniões estão dentro do contexto da conversa, é muito importante que você exponha suas ideias e mostre a sua preocupação. Sempre pergunte pelo ponto de vista das outras pessoas. Estreite a relação com seus colegas e procure conhecer um pouco da intimidade de cada um deles.

É importante você revelar algumas coisas sobre você mesma que não costuma falar. Procure saber sobre os interesses de seus colegas, filhos, hobbies, para que vocês tenham assuntos fora do mundo corporativo. Isto vai demonstrar que você tem interesse afetivo pelas pessoas que você convive e não somente profissional.
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8 – Viva as diferenças
A forma de ser de cada pessoa pode contribuir de maneira diferente no ambiente de trabalho. Por isso é muito importante respeitar o que cada um tem de melhor, mesmo quando precisamos lidar com alguém que não nos agrada tanto assim. Neste caso, precisamos de um esforço redobrado para manter a tolerância sem prejudicar o colega e nem o objetivo final que é o resultado profissional.

9 – Tome a iniciativa
Mesmo que você seja tímida e vulnerável demais, procure sempre tomar a iniciativa para mostrar que você pode. Seja a primeira a fazer uma pergunta ou colocação importante em uma reunião, por exemplo. Se você não consegue vencer a timidez, elia este artigo, tenho certeza que ele irá mudar a sua vida.

10 – Saiba lidar com quem você não gosta
Talvez o item mais difícil de seguir, mas talvez um dos mais importantes, pois conviver com pessoas que gostamos é muito fácil, difícil é aquelas que falta um pouco de entrosamento. Uma boa dica é tentar descobrir o que nela você não gosta e tentar trabalhar isso.

Procure alguma coisa que vocês tenham em comum e comece por isso mesmo. Coloque todas as suas opiniões sobre ela de lado e tente não criar pré-conceitos sobre ela, pois o mais importante é você tratá-la da mesma forma que trata as outras pessoas, sem diferenças e com muita educação.

11 – Autoconhecimento
Para melhorar o seu relacionamento interpessoal no trabalho você deve praticar diariamente o autoconhecimento. Fazer uma análise de si mesmo, observando sempre seus pontos fracos e seus pontos fortes e ainda percebendo no que você pode melhorar.

É importante nos entendermos primeiro para depois entender os outros. Não esqueça que as pessoas acabam nos vendo da forma que nós mesmo nos enxergamos e nos expomos ao mundo. Por isso também é importante construir uma autoimagem positiva. Para ter sucesso na sua autoimagem, siga a dica deste artigo.
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12 – Não desconte o mal
Não é porque você não está em um bom dia que você vai descontar todas as suas frustrações em seus colegas de trabalho. Ao chegar no seu ambiente profissional, deixe tudo de lado e foque nas suas atividades. Caso o problema seja muito grave que você não está conseguindo se deligar, converse com sua equipe e explique o que está acontecendo, mas sempre de uma forma educada para não magoar ninguém e manter o ambiente sereno entre você e seus colegas.

13 – Ética
Respeitar a ética profissional é muito importante para manter um bom relacionamento interpessoal no trabalho. Por isso respeito todos os colegas, independente do cargo ou função que ocupem, siga as normas e regras da empresa, faça somente o seu trabalho no horário que estiver trabalhando, respeite a hierarquia e o fluxograma da empresa.

14 – Trabalhe em equipe
Além de melhorar o relacionamento, o trabalho em equipe fortalece a união dos funcionários. Saiba pedir ajuda quando precisar e estar disponível quando um colega precisar de ajuda. Divida seu conhecimento com a sua equipe, pois todos estão em busca dos mesmos objetivos.

Bom, vou ali mandar uma mensagem de voz para o meu colega e já volto.

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