Hoje em dia a maioria das pessoas já sabem qual a importância do alongamento antes e depois dos exercícios físicos. Mas você acredita que ainda tem muita gente que esquece e tem preguiça para de se alongar antes e depois de concluir os treinos?

Os músculos do nosso corpo costumam diminuir de tamanho quando ficamos muito tempo paradas e ficam enrijecidos quando fazemos muitos exercícios, por isso é importante que se faça um alongamento dos músculos antes e depois de trabalhá-los.

Durante as atividades físicas a musculatura tende a ficar cada vez mais contraída, ou até mesmo, pela postura incorreta do nosso corpo o músculo se contrai. O alongamento vai justamente relaxar este estresse muscular, causado por um trabalho repetitivo do corpo, pois ele tem a necessidade de passar por uma sessão de relaxamento para trazer um equilíbrio não só do corpo, mas da mente também.

O alongamento é um conjunto de exercícios voltados para a flexibilidade dos músculos e a postura corporal na parte cervical, coluna, membros e região pélvica, torácica e lombar. Seu objetivo é fazer o estiramento das fibras musculares a ampliar mais os movimentos para melhorar a performance nas atividades físicas. Relaxar o corpo, melhorar a postura e a circulação sanguínea e acabar com as dores musculares, também fazem parte dos benefícios deste exercício que já é indispensável na nossa vida.

Você sabia que os nossos músculos são como elásticos que precisam de vez enquanto ser esticados e comprimidos para não correr o risco de arrebentar quando forem mais exigidos? Por isso o alongamento também é considerado preventivo, Ele tem o poder de trabalhar estruturas como o sarcômero, os tecidos conjuntivos, o fuso muscular e o órgão tendioso de Golgi.

Vale destacar, também, que não é porque é uma atividade leve e recomendada para todas as pessoas e idades, que o alongamento deve ser feito sem nenhum critério e orientação. O certo é que a série de alongamento seja elaborada por um profissional e que leve em consideração as condições físicas do atleta e ainda obedeça uma sequência lógica para não prejudicar nenhum músculo.

Qual a importância do alongamento

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Qual a importância do alongamento ANTES dos exercícios?
Fazer alongamento antes das atividades físicas ajuda a prevenir lesões musculares durante as atividades. É como se fosse uma forma de preparar o corpo para o que está por vir, deixando-o mais flexível e ampliando os movimentos, melhorando seu condicionamento em algumas atividades

Qual a importância do alongamento DEPOIS dos exercícios?
O alongamento depois da prática de exercícios tem a função de relaxar a musculatura, evitando possíveis dores posteriores às atividades físicas.

A verdade é que o alongamento pode ser feito toda a vez que você sentir vontade. Pode ser no trabalho, em casa, quando estiver estudando ou assistindo televisão. Podemos e devemos nos alongar todos os dias quando acordamos, antes de começar o dia e quando ele termina. Isso vai te ajudar a aliviar as tensões acumuladas, depois de ficar muito tempo sentada ou em pé.

Se você não sabe como fazer um alongamento eficiente em poucos minutos, você pode aprender, pois ele não depende de idade ou de quanto você está condicionada fisicamente. É gostoso a prática do alongamento quando ele é feito respeitando seus limites e flexibilidade.

Existem vários tipos de alongamento e para cada um deles uma forma de ser realizado, além de objetivos diferentes. Confira:

• Estático – é o mais tradicional. Neste tipo, enquanto uma área fica estendida, o restante do corpo permanece parado. A recomendação é que, que for praticar, fique aproximadamente 20 segundos na mesma posição para que o efeito seja igual para todos os músculos.

• Dinâmico – no alongamento dinâmico, os movimentos são feitos da forma vai e vem, que ajudam a trabalhar diferentes estruturas, através de estímulos que irão ajudar os músculos a se soltarem e ficarem menos tensos.

• Passivo – Nesse tipo de alongamento será preciso a ajuda de outra pessoa para auxiliar no controle da força aplicada nos exercícios, sempre respeitando os limite de cada corpo e contribuindo para que as posições sejam confortáveis e não machuque quem está fazendo.

Aqui vai uma sugestão de alongamento estático bem básico para você praticar em qualquer lugar e em qualquer horário, como ficar melhor e mais confortável para você. Lembre-se dos melhores horários: logo depois de acordar, ou antes de dormir e, claro, antes e depois das atividades físicas.
qual a importância do alongamento
Para fazer em pé
• Segure um dos pés perto do bumbum, alongando a parte anterior da coxa. Fique assim por 20 segundos e depois troque o lado.

• Com as pernas estendidas, leve o tronco à frente, como se fosse encostar as mãos no chão. A ideia aqui é alongar a parte posterior da coxa, pernas e coluna. Fique nesta posição por 20 segundos.

• Suba em cima de um degrau e apoie a metade do pé para forçar os calcanhares para baixo, alongando a parte posterior da coxa. Fique assim por 20 segundos.

• Estenda os braços na frente do seu corpo, entrelace os dedos e curve as costas. Aqui você irá alongar os braços e costas. Mantenha a posição por 20 segundos.

• Passe os braços por trás do corpo, cruzando os dedos e alongando bem o peito por 20 segundos.

• Puxe o pescoço para o lado, alongando trapézio, que é o músculo do pescoço. Faça isso por 20 segundos e depois troque o lado.

• Entrelace os dedos atrás da nuca e force a cabeça para baixo até encostar o queixo no peito. Fique assim por 20 segundos e você irá alongar a sua cervical de uma forma bem eficiente.

• Gire a cabeça para um lado e para o outro durante o mesmo tempo dos outros exercícios, 20 segundos.

• Levante o braço para cima e para o lado, alongando toda a lateral do corpo.

• Estenda um braço para a frente do seu corpo e com a outra mão puxe o braço estendido para dentro, alongando por 20 segundos o músculo.

• Estenda um braço para frente com a palma da mão virada para frente e os dedos pra baixo. Com a outra mão, puxe os dedos para trás alongando todo o antebraço e o bíceps. Fique assim por 20 segundos e depois troque o lado.

• Estenda um braço com o dorso da mão virada para frente. Com a outra mão puxe os dedos no sentindo do seu corpo para alongar o antebraço. Depois de 20 segundos nesta posição, troque o lado.
qual a importância do alongamento
Para fazer sentada
• Sente com as pernas afastadas e leve o tronco para a frente com a coluna reta e braços estendidos. Aqui você vai alongar a coluna e a parte interna das coxas. Mantenha a posição por 20 segundos.

Para fazer deitada
• Deite de barriga para cima e flexione as pernas, cruzando uma sobre a outra. Segure a perna de baixo, puxando as duas pernas de encontro ao peito, alongando o glúteo. Depois de 20 segundos, troque o lado e repita novamente a posição pelo mesmo tempo.

• Descruze as pernas e segure os joelhos, trazendo-os de encontro ao peito, alongando toda a coluna. Segure essa posição por 20 segundos.

Qual a importância do alongamento para a nossa vida

Agora vamos descobrir os principais benefícios e qual a importância do alongamento para a nossa vida:

1 – A prática regular de alongamentos ajuda manter o corpo menos tenso e mais flexível e com o passar do tempo, vai melhorando a movimentação das articulações e diminuindo as dores no corpo.

2 – Redução de tensões musculares.

3 – Relaxamento.

4 – Benefícios para a coordenação motora, pois os movimentos acabam se tornando mais fáceis de serem feitos.

5 – Aumenta o arco da maleabilidade, ou seja, se mover com mais facilidade.

6 – Prevenção de lesões.

7 – Facilita a performance em atividades mais desgastantes como por exemplo, natação, ciclismo, tênis e corrida.

8 – Desenvolve a consciência corporal no momento que o foco está votado para aquela parte do corpo que está sendo trabalhada no alongamento.

9 – Ativa a circulação sanguínea.

10 – Ajuda no aquecimento antes dos exercícios, pois eleva a temperatura do corpo.

11 – Ajuda aliviar as tensões emocionais, liberando o corpo para muitos movimentos que antes estavam bloqueados.

12 – Diminui as dores e aumenta a disposição.

13 – Melhora a postura corporal. Como o alongamento é focado na manutenção e elevação dos níveis de mobilidade articular e elasticidade muscular, quando os dois forem associados, irá contribuir na melhora postural do corpo. Além de tudo isso, já sabemos que o alongamento ainda ajuda na diminuição das dores e tensões e possibilita uma consciência corporal, o que é muito importante para o equilíbrio e alinhamento da postura.

Não se preocupe se você ainda tem dificuldades para fazer alguns exercícios de alongamento, pois assim como em qualquer outra atividade física, é preciso treino. No início você terá mais dificuldades para alongar depois dos treinos, pois os músculos estarão cansados, mas com o tempo, quando você estiver fazendo alongamentos de forma regular e contínua, os movimentos acabam se tornando mais fáceis e gostosos de fazer.

Bom, vou ali esticar o corpitio e já volto.

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