Somos mulheres modernas, cheias de compromissos e personalidade e, ainda por cima, gostamos de ser independentes. Por isso, estamos sempre correndo atrás de truques, dicas e passo a passo de maquiagem para tornarmos independente também nesse quesito.

Imagina pode sair de casa sempre linda, com um visual novo e certo para cada ocasião sem precisar da ajuda de um profissional?

Sabia que a partir de agora você vai conseguir? Listei, nesse artigo, truques e dicas para que você aprenda a fazer passo a passo de maquiagem. Aqui você vai aprender desde a mais simples até as mais sexys para arrasar na night.

Regras gerais

1 – Primeiro você precisa identificar o que você quer disfarçar e o que você quer destacar em seu rosto. A maquiagem tem esse poder, mostrar o que você tem de mais bonito e esconder aquilo que você não gosta tanto.

2 – Sempre prefira os pinceis aos dedos. Muitas pessoas acham difícil usar os pincéis, mas eles são fundamentais, principalmente para quem não é um profissional da maquiagem, pois eles aplicam os produtos de forma mais leve e ficam mais fáceis de serem retirados, caso cometer algum erro.

3 – Muita atenção e cuidado na hora de comprar a base certa para a sua pele. Quando for experimentar, aplique no próprio rosto e não na mão ou no pulso como geralmente as pessoas fazem, pois, a pele do rosto tem uma cor diferente.

4 – Atenção também para escolher o corretivo. Escolha o corretivo na mesma cor da base para não correr o risco de ficar com a área abaixo dos olhos com um tom mais claro que o resto do corpo, ou mais escuro. Vai ficar meio estranho, não é mesmo?

5 – Antes de dormir, retire sempre toda a make. Nenhuma maquiagem faz mal para a pele, o que o rosto precisa é respirar por um tempo.
passo a passo de maquiagem

Passo a passo de maquiagem para o dia a dia

– Para começar essa make para o dia a dia, você terá que limpar bem a pele. Lave bem o rosto, use um tônico e nunca esqueça o protetor solar. Termine essa etapa com um prime, produto para fazer a base da maquiagem.

– Para disfarçar as imperfeições como olheiras, manchas e acne, use o corretivo dando batidinhas de leve nos locais escolhidos.

– Aplique a base para uniformizar a pele. Prefira aplicá-la com um pincel duo fiber, ele irá te ajudar a deixar a pele mais lisinha. Uma boa dica é usar a base em pó, que deixa a pele mais natural para o dia.

– Para amenizar a oleosidade, aplique pó na zona T (testa, nariz e queixo). O pó também ajuda a secar um pouco a base, deixando-a mais natural.

– Passe o blush nas maçãs do rosto para corar um pouquinho. Escolha os mais clarinhos, como por exemplo, um tom de pêssego, que fica lindo e discreto para usar durante o dia e ainda, deixa seu rosto com uma aparência mais saudável. Se você quiser um contorno do rosto mais definido, para afinar um pouco o rosto, estenda o pincel em direção as têmporas, até chegar perto do cabelo.

– Para corrigir algumas falhas na sobrancelha, utilize um lápis ou sombra marrom opaco. Passe o lápis sobre os pelinhos e capriche mais onde é preciso.

– Agora é a vez dos olhos. Capriche nos olhos, mas não esqueça que estamos nos maquiando para o dia. Evite as sombras brilhantes, pois elas ficam melhores à noite, prefira as opacas. As cores claras, são as mais recomendadas, pois fica delicada e discreta. Se você preferir, você até pode usar sombras coloridas, mas elas também precisam ser clarinhas e opacas. Uma boa dica é usar um fixador de sombras antes de aplicá-la, pois além de ressaltar a sombra, fará com que ela dure por mais tempo.

– Para delinear, utilize um lápis marrom bem rente aos cílios e bem fininho. Você até pode usar o preto, mas o marrom fica mais discreto para usar durante o dia.

– Antes de aplicar o rímel, utilize um curvex para curvar bem os cílios. Abuse do rímel, pois ele fica bem de dia ou a noite. Se borrar, passe um cotonete com base para corrigir o erro.

10º – Enfim chegou a hora do batom. Escolha os tons mais claros, como os nudes, ou um tom rosado, puxado para o coral.
passo a passo de maquiagem

Passo a passo de maquiagem para a noite

Se para o dia a dia a maquiagem deve ser leve e sutil, à noite você pode ser mais ousada. A maquiagem para a noite pode ser mais carregada e pesada, principalmente nos olhos.

Podemos usar o 1º, 2º, 3º e 4º item também para o passo a passo de maquiagem para a noite, pois a ideia deles é preparar a pele para receber a make. Portanto, vou repeti-los para que vocês fiquem atentas e não deixem de começar a maquiagem por eles.

– Para começar essa make para a noite, você também terá que limpar bem a pele. Lave bem o rosto, use um tônico e nunca esqueça o protetor solar. Termine essa etapa com um prime, produto para fazer a base da maquiagem.

– Para disfarçar as imperfeições como olheiras, manchas e acne, use o corretivo dando batidinhas de leve nos locais escolhidos.

– Aplique a base para uniformizar a pele. Prefira aplicá-la com um pincel duo fiber, ele irá te ajudar a deixar a pele mais lisinha. Para a noite, a dica é usar a base em creme, que deixa a pele mais uniforme para a noite.

– Para amenizar a oleosidade, aplique pó na zona T (testa, nariz e queixo). O pó também ajuda a secar um pouco a base, deixando-a mais natural.

– Aplique o blush nas maçãs do rosto. Para as makes da noite, sempre é mais aconselhável que você escolha os tons brilhantes, para dar luminosidade ao seu rosto. Para finar um pouco mais o rosto, estenda o pincel em direção as têmporas até chegar ao cabelo. Uma boa dica é retirar sempre o excesso dos pincéis, tanto para o blush quanto para o pó. Uma leve batidinha no ar já faz diferença.

– Para iniciar a maquiagem dos olhos, utilize um prime nas pálpebras antes da sombra. Ele ajudará a fixar melhor a maquiagem.

– Com um pincel para sombras, coloque a sombra preta no olho com batidinhas leves até o côncavo, mas cuide para não esfregar o pincel na pálpebra. Vá dando batidas com o pincel de dentro para fora até chegar à tonalidade desejada.

Depois use uma sombra iluminadora, como a prateada, por exemplo, para completar até a sobrancelha. A técnica deve ser a mesma utilizada com a sombra preta: vai dando umas batidinhas até chegar na tonalidade desejada.

– Passe o lápis preto, ou o delineador, embaixo do olho de dentro para fora. Se você ainda tem medo de usar o delineador, passe uma linha bem fininha primeiro do meio do olho para fora. Depois do meio para dentro e, para completar todo o traço, da pontinha de fora para dentro. Assim é mais fácil de você não tremer na hora de fazer o traço.

Uma dica para quem quer deixar os olhos um pouco maior, é passar um lápis nude em toda a linha d’agua. Você pode conferir essa e outras dicas para maquiar olhos pequenos no artigo.

– Aplique o rímel primeiro na parte superior por cima a escovinha desde a raiz até as pontas, sempre curvando os cílios. Depois passe a escovinha de baixo para cima para penteá-lo. Você pode abusar do rímel, quanto mais vezes passar, mais bonito ele vai ficar.

Não esqueça a parte inferior, mas não passe a mesma quantidade que a superior, somente o necessário para o tom ficar parecido.

10º – Para corrigir algumas falhas na sobrancelha, utilize um lápis ou sombra marrom opaco. Passe o lápis sobre os pelinhos e capriche mais onde é preciso. Não esqueça de manter suas sobrancelhas sempre bem limpas para destacar ainda mais seus olhos.

11º – O batom é o equilíbrio do make, por isso escolher a cor certa para cada ocasião é muito importante. A noite pede cores vibrantes e fortes, prefira os de bordôs, vermelhos ou vinhos, que estão sendo muito usados, assim como os marrons avermelhados e os tons de chocolate. Se a make está bem marcada, você pode usar um batom nude sem medo de errar.

Uma dica para quem quer usar um batom mais escuro e mais brilhante é usar um brilho labial com um tom mais escuro antes do batom.

Depois destas dicas, tenho certeza que você vai arrasar na make. Mas não esqueça de limpar bem o rosto antes de dormir para que ele possa respirar e estar pronto para uma nova maquiagem no dia seguinte.

Existem vários tipos de produtos que podem te ajudar na hora de limpar o rosto, o importante é escolher o que melhor lhe agrada. A melhor coisa a fazer é testá-los antes do uso para evitar uma indesejável alergia.

Bom, vou ali preparar meu rostinho lindo para receber uma bela maquiagem e já volto.

Gostou do artigo? então compartilhe!

Shares

Artigos relacionandos

Deixe seu comentário

Receba mais dicas como essa antes que todo mundo!

Digite seu melhor e-mail abaixo e clique no botão, simples assim!

Parabéns! Agora você receberá as nossas dicas em primeira-mão!