Com essa correria do dia a dia, ficamos sem tempo para cuidar da nossa pele e do nosso cabelo da forma que eles realmente merecem. Mas uma boa dica é usar os minutinhos que ficamos embaixo do chuveiro para aproveitar e fazer do banho, não só um hábito de higiene e sim um ritual de beleza. Vamos lá que é hora do banho.

Dizem que toda a exuberancia de Cleópatra, tinha a ver com os rituais de beleza que ela fazia durante o seu banho.

A beleza da Rainha Cleópatra intrigou muitos homens e mulheres por séculos, e, na realidade intriga até hoje. Ela é uma das figuras mais famosas dos tempos antigos e sua fama continua viva até hoje.Qual era o segredo dela? Como ela poderia virar a cabeça de muitos homens? Por que a personalidade dela é cercada por lendas? Quais são os segredos de beleza de Cleópatra?

Bem, alguns dizem que ela era craque na arte da sedução, era muito inteligente, poderia tocar instrumentos e dançar, mas isso não é tudo, claro. Cleópatra era uma mulher que se amava e usava seu tempo para colocar em prática alguns segredos de beleza daquela época.

Um dos seus segredos de beleza famoso era dormir com uma máscara dourada e outro, era fazer rituais de beleza com a pele e o cabelo durante os longos e relaxantes banhos submersos em leite e mel. Cleópatra costumava misturar em sua hora do banho, leite de um jovem burro com óleo de amêndoas e mel fresco. Você acredita que quando ela ia viajar, ela levava os burros juntos para poder tirar o leite fresco???

Como hoje em dia não podemos nos dedicar 100% a um banho desses,  podemos aproveitar algumas dicas para sair ainda mais linda e sensual que a Rainha Cleópatra depois daquela chuveirada. E nem precisa ter uma mega banheira de hidromassagem e nem gastar muita água.

É hora do banho. Se liga aí:

hora do banho

1 – Temperatura da água
O banho nunca deve ser excessivamente quente, pois a alta temperatura da água, além de ressecar a pele, provoca varizes e celulites. Aquelas que tem problema de pulmão deve ficar longe dos banhos quentes, para elas, o morno é mais indicado.

O banho frio deve ser tomado, preferencialmente, pela manhã, para acordar os músculos e preparar o corpo para a correria do dia. Deixe o banho mais morninho para a noite, para relaxar e preparar o corpo para uma bela noite de sono.

A ducha fria é recomendada para firmar os tecidos. Uma boa opção são os chuverinhos que podem ter seus jatos dirigidos em movimentos circulares pelo corpo. Comece na nuca, ombros, costas, peito, ventre e depois pernas e braços. Se não aguentar o banho frio, tente pelo menos uma ducha parcial, começando pelos pés, pernas e joelhos.

Você pode, ainda, alternar a água fria e quente, pois o choque térmico ativa a circulação.

2 – Pele lisinha
Fazer uma esfoliaçãozinha na pele durante a hora do banho, ajuda na remoção das células mortas da superfície da pele e deixa ela lisinha e renovada. Não esqueça que existe esfoliantes para o rosto e para o corpo, use o produto certo na área indicada.

Quem quiser fazer seu próprio esfoliante, pode usar 2 colheres de sal marinho com 3 colheres de creme hidratante de sua preferência. Passe em sua pele em movimentos circulares e deixe agir por 5 minutos.

Esse processo não precisa ser realizados todos os dias, uma vez na semana é suficiente.

3 – Tonificar
Você pode tonificar seus músculos e reativar a circulação do sangue durante a hora do banho. Friccione a pele com uma bucha natural. Nas costas, vc pode usar aquelas escovas de cabo comprido, sabe?

4 – Pele macia
Para ficar com a pele macia e hidratada, você pode utilizar cremes hidratantes para banho, ou os óleos corporais que podem ser aplicados durante ou depois do banho. Não se preocupe que eles não deixarão a pele oleosa e se você optar por uma versão cheirosa, ainda vai ficar perfumada por mais tempo.

Uma boa dica é, antes de entrar no chuveiro passar creme hidratante no corpo todo, inclusive no rosto e pescoço, pois o vapor facilita a penetração do creme na pele e intensifica os efeitos.

5 – Banho de ervas
Se você for tomar aquele, mas aquele, banho de banheira, você pode usar algumas ervas e flores par relaxar ainda mais. As ervas podem ser encontradas em lojas de produtos naturais, escolha as que mais lhe agrada e prepare um super mix em casa.

Leve para ferver 3 colheres de sopa da erva ou das flores que você escolheu junto com dois copos de água. Quando levantar a fervura, acrescente a erva ou flor e deixe abafada por 10 minutos, coe e junte a água do banho.

hora do banho

6 – Cabelos soltinhos
Que precisamos fazer uma hidratação nos cabelos pelo menos uma vez por semana isso todas nós sabemos não é mesmo? Que tal aproveitar a hora do banho para tratar seus cabelos? Nesse dia você pode fazer a lavagem com shampoo de limpeza profunda, para ajudar no processo. Logo que retirar o shampoo, aplique uma ampola, ou um pouco de máscara capilar mecha por mecha na cabeleireira, e deixe agir um pouco conforme a embalagem do produto utilizado que pode variar de 10 a 3 minutos, dependendo da marca.

Uma boa dica caseira é usar vinagre de maçã para dar brilhos nos cabelos. Experimente enxaguar os cabelos com o vinagre depois de lavar os cabelos com shampoo e condicionador. Esse é um segredo dos cabelereiros de várias famosas.

7 – Unhas
Se não deu para ir na manicure durante a semana, você também pode cuidar das cutículas durante o banho. Para não correr o risco de arrancá-la em excesso e acabar se machucando, o legal é hidratá-las. Passe um creminho nas mãos antes da hora do banho, você vai perceber que o creme junto com a água irá deixar as cutículas molinhas. Quando você sair do chuveiro é só dar uma empurradinha nelas e pintar a unha, vai ficar linda!

8 – Lábios
Você sabia que os lábios também devem ser esfoliados e hidratados? Uma esfoliação caseira por cinco minutos durante o banho pode ajudar os lábios a não racharem e ficarem lindos por muito tempo. Basta misturar açúcar cristalizado e mel, em movimentos circulares e deixar agir na boca por cinco minutinhos. Depois de retirar é só passar um hidratante labial que contenha protetor solar.

9 – Não dá para esquecer dos pés
A esfoliação dos pés ajuda a aliviar o cansaço, evita calos, remove as células mortas e claro, deixa seus pezinhos ainda mais lindos. Se tiver um tempinho, aproveite para fazer uma massagem na região, você vai ver que valeu à pena.

10 – Depilação
Você sabia que o vapor da água quente abre seus poros e pode facilitar na hora da depilação? Aproveite o a hora do banho para se depilar. Sem contar que pode ser menos dolorido e o resultado muito melhor.

hora do banho

Como escolher os produtos para a hora do banho?

Primeiro você deve descobrir o seu tipo de pele e cabelo: normal, seco ou misto.Prefira os sabonetes líquidos ou glicerinados, pois eles são mais hidratantes e agridem menos a pele. Os sabonetes em barra são adstringentes, limpam mais profundamente e por isso, são mais indicados para peles oleosas e com acne.

Os óleos de banho são recomendados para qualquer tipo de pele, na hora de escolher, basta optar pelo perfume preferido. Lavanda e baunilha são fragrâncias relaxantes.

Na hora de escolher o shampoo certo, você deve ter em mente o que precisa.

Se o problema com seu cabelo é falta de brilho, escolha produtos que contenha ceramidas, queratina, silicone ou vitaminas. Se eles estão muitos ressecados, os melhores produtos são aqueles com base de aloe vera, ceramidas, colágeno, lanolina, manteiga de katité, pantenol ou queratina. Já para os oleosos, procure produtos com alecrim, algas marinhas, argila, arnica, extrato de limão, hortelã, jaborandi ou menta.

O melhor creme hidratante para sua pele é aquele que não vai deixar uma sensação de oleosidade excessiva ou ressecar áreas já ressecadas, como cotovelos e joelhos. Escolha aqueles que são produzidos a partir de extratos vegetais e fito nutrientes, pois eles são ótimos para aumentar a resistência e elasticidade da sua pele. Para as peles muito ressecadas, os melhores são aqueles com base em lactato de amônia e ureia.

E não esqueça: hidratante não substitui o protetor solar, que deve ser usado todos os dias, a não ser que ele traga na sua fórmula a devida proteção diária que sua pele necessita.

Colocar uma música bem calminha, acender velas e incensos, podem te ajudar mais ainda na hora de relaxar durante o banho. Aproveite esse momento pra colocar as ideias no lugar, pensar um pouco na vida e planejar outras tantas coisas que as vezes deixamos para trás.

Você pode usar o banho não só para relaxar e ficar linda, mas também como um momento de reflexão, pois não é sempre que conseguimos ficar sozinha por alguns minutos. Mas não vai se perder no tempo, precisamos cuidar com o desperdício de água, sem contar que o valor da conta de luz está cada vez mais alto. Uma boa maneira de economizar um pouco, é desligar o chuveiro quando for aplicar algum produto.

Bom, vou ali tomar meu banho da beleza e já volto!

 

Gostou do artigo? então compartilhe!

Shares

Artigos relacionandos

Deixe seu comentário

Receba mais dicas como essa antes que todo mundo!

Digite seu melhor e-mail abaixo e clique no botão, simples assim!

Parabéns! Agora você receberá as nossas dicas em primeira-mão!