Nada dura para sempre, mais cedo ou mais tarde tudo que estava maravilhoso pode terminar e com certeza vamos achar que é o fim do mundo mas é apenas um fim de relacionamento.

Pode ser algo que venha acontecendo aos poucos, ou algum motivo que surge de repente, ou mesmo sem motivo nenhum.

Veja se esta é a sua hora de aceitar e superar o o fim de relacionamento ou se você acredita que ainda existe amor suficiente entre vocês leia esse outro artigo e veja como reconquistar o seu amado, mas se o término é inevitável e sem volta continue lendo esse artigo e saiba como dar a volta por cima.

Não importa o que ou quem motivou esse fim de relacionamento, ele é sempre triste para os dois e é muito difícil não ficar frustrado com a situação.

Claro que quando não é você que acaba o relacionamento, a tendência é ficar um pouco mais triste com isso.

Durante essa fase é aconselhável que você viva essas emoções e não abafe os sentimentos.

Por mais triste que você tenha ficado, ou por mais tempo que você demore a se recuperar é sempre possível superar o fim de uma relação.

As nossas reações individuais diante do fim de relacionamento podem variar de pessoa para pessoa e de como era essa relação.

Se o namoro vinha sendo abusivo e você consegue perceber que depois do rompimento você está numa situação melhor, você pode enxergar o momento como algo bastante positivo.

Por outro lado, se você foi muito feliz e o fim de relacionamento foi uma surpresa, você provavelmente terá uma resposta muito negativa sobre o que aconteceu.

A partir daí vários sentimentos podem surgir, como preocupação permanente com o ex, sofrimento físico e emocional, esforços surreais para voltar a ficarem juntos, comportamentos que remetem a raiva e a vingança.

Depois que o relacionamento termina, a mistura de sentimentos pode fazer com que você se perca.

Conhecer as fases pela qual você irá passar pode ajudar a amenizar essa experiência.

É importante saber que cada um tem seu tempo e limites e o processo não deve ser apressado, pois não há nada que se possa fazer para acelerá-lo.

É preciso acreditar no tempo e ter certeza eu uma hora tudo isso vai passar, e esse fim de relacionamento é apenas mais uma etapa da sua vida.fim-de-relacionamento

  • Fase de negação 

    É quando o coração manda em todo o nosso corpo e que dificulta o ajuste da vida sem o relacionamento que você estava vivendo.Mesmo sabendo que o relacionamento tenha acabado, ainda está difícil de acreditar.

    É nessa fase de fim de relacionamento que cometemos a burrada de enviar mensagens de texto de madrugada, por exemplo. 

  • Fase da raiva 

    A raiva pode se manifestar de maneiras diferentes.Você pode sentir raiva do seu ex, por ainda não aceitar o fim de relacionamento; raiva do universo, por achar que isso só acontece com você; raiva das pessoas, que não aceitam a sua raiva.

    É durante essa fase que temos vontade de queimar o filme do ex para todo mundo.

  • Fase da negociação 

    A negociação está muito próxima da negação.Negociação é estar à procura de alguma maneira de fazer com que o relacionamento possa dar certo.

    Por exemplo, dizer ao ex que você vai mudar, que as coisas vão melhorar, que não vai mais acontecer.

    Durante esta fase de fim de relacionamento, você pode se interessar pela astrologia, tarô, ou qualquer coisa que possa prever um reencontro entre vocês. Cuidado!

  • Fase da depressão 

    A depressão, assim como a raiva, pode aparecer de formas diferentes.Sentir-se cansado o tempo todo, não ter vontade de fazer nada, não ter interesse por ninguém e nenhum assunto, dificuldades para dormir ou dormir muito, perda de apetite, beber demais ou perder as esperanças com a vida.

  • Fase de aceitação 

    Finalmente essa fase é aquela que conseguimos fazer as pazes com a vida e começar a entender o que realmente aconteceu.A aceitação não acontece de uma hora para outra, ela vai acontecendo aos poucos algum tempo depois do fim de relacionamento.

    Aceitar a perda e deixar de lado a relação que terminou, vai te ajudar a tocar sua vida.

    Algumas vezes a gente pensa que essa fase nunca vai chegar, o que significa que você ainda está lutando contra alguma fase anterior.fim-de-relacionamentoSabemos que esse momento é complicado, mas bola para frente, a vida tem que seguir.

    Por isso separamos algumas formas para você se recuperar logo e se sentir bem o mais rápido possível, pois é preciso superar essa fase de forma saudável para que ela não seja um obstáculo para os relacionamentos futuros.

1 – Não pense que pode ter volta

Os primeiros dias são sempre os mais difíceis e as primeiras atitudes as mais insuportáveis, pois eles provam que as coisas estão mudando.

São nos primeiros dias que consideramos que o fim de relacionamento pode ser algo que não seja definitivo, que você acredita que tudo pode voltar a ser como era.

Errado pensar assim!

A primeira coisa a fazer é mudar sua rotina, online e off-line.

Cultivar rituais de sofrimento é uma maneira de complicar o passado e estragar as lembranças boas.

Dói ter que entender que o outro não nos ama mais, mas isso é necessário para seguir a vida.

2 – Não fique querendo saber do ex

Ficar revirando as redes sociais para saber se ela está bem, se está se divertindo ou se já conheceu outra pessoa, só vai fazer com que você se sinta pior.

Ligar, insistir e correr atrás só irá prejudicar sua autoestima. Se o fim de relacionamento é certo, o melhor mesmo é aceitar e olhar para frente e não alimentar falsas esperanças.

3 – Respeite seu luto

É inevitável o sofrimento depois da perda, mas isso pode te derrubar ou te fazer crescer, você escolhe.

Conforme a psicologia, o processo de luto é necessário para superá-la, pois quanto mais tentarmos fugir da dor, mais corremos o risco de prolongar esse sofrimento.

Portanto, chore, fique triste e desabafe com uma amiga, logo essa sensação irá acabar.

4 – Avalie o rompimento

Pensar no que você pode ter errado e colaborado para esse fim de relacionamento pode ser doloroso, mas serve de aprendizado para não cometer mais o mesmo erro.fim-de-relacionamento
5 – Converse sobre o assunto

Depois de passar alguns dias, ou quem sabe semanas, você já irá conseguir enxergar as coisas de um jeito melhor e ter a capacidade de ouvir conselhos e consolos mais reais.

Porém, tenha cuidado ao desabafar com amigos e parentes para que as pessoas não tentem te influenciar em decisões impulsivas.

6 – Invista no que te faz bem

Aproveite seu tempo livre para fazer o que te deixa feliz, principalmente aquelas coisas que faz algum tempo que você não faz. A melhor terapia é manter o corpo e mente ocupados após o fim de relacionamento.

Cuidado com os excessos, não faça nada que pode te causar arrependimento depois, nada de procurar mais sofrimento.

Vale ligar para uma amiga, respirar ar puro, atualizar suas leituras, escutar uma boa música.

O importante é focar em você e provar para você mesmo que a felicidade não depende de outra pessoa.

7 – Cuide de sua autoestima

É muito importante você se valorizar nesse momento.

Todas as qualidades que você tinha quando estava namorando, você continua tendo.

Não é porque você está solteira, que você deixou de ser inteligente, engraçada, criativa e linda, separar-se não vai deixar você ser você.

Você precisa se amar ainda mais.

8 – Não se isole do mundo

No início você sentirá vontade de ficar sozinha e isso pode ser bom para você colocar as ideias e emoções em ordem. Porém, isolar-se de tudo e todos por muito tempo não é uma boa solução.

Muita tristeza pode se transformar em doença e virar uma depressão.

A presença de amigos e familiares, aliado com uma grande dose de carinho é muito importante nesse momento.fim-de-relacionamento
9 – Conheça pessoas novas

Quando eu digo pessoas novas, não necessariamente seja um novo cara e sim novas amizades.

Pessoas diferentes vão gerar assuntos diferentes.

Falar sobre coisas novas e procurar aquela amiga que você deixou de falar por besteira, pode te fazer bem.

Mudar de ambiente pode abrir oportunidade para que a vida coloque no seu caminho algo inesperado.

10 – Dê um up no visual

Faça aquele corte de cabelo que você sempre achou legal mas não tinha coragem de cortar porque seu ex amava seus cabelos longos.

Agora é a hora! Mude o corte, a cor e alise os cachos.

Compre roupas que melhorem sua aparência e te deixem fascinantes.

Comprar é um jeito ótimo de lidar com um término de namoro, principalmente para mulheres.

Entretanto, não exagere, compre dentro de suas condições financeiras, pois um problema com dinheiro nessa fase não seria fácil de lidar.

Às vezes é mais fácil mudar quando nos sentimos diferentes, por isso um estímulo exterior é necessário.

11 – Ame seu jeito de ser

Muitas vezes as pessoas acabam mudando para agradar o outro e quando o relacionamento termina ficam perdidas, sem se reconhecer mais.

Os gostos e preferências já não eram mais os mesmos.

A hora é de fazer o que você tem vontade, experimentar coisas, conhecer pessoas, viver e se permitir ser feliz do seu jeito.

12 – Saia com seus amigos

Sabe aquele amigo gato que seu namorado odiava que você conversasse?

Tá aí um bom momento para convidá-lo para um programinha.

Badalar e curtir com os amigos é necessário para dar a volta por cima. Se divertir, dar risada, dançar, curtir a noite, vai fazer você sentir que a vida de solteira tem lá suas vantagens.

Agora, atenção, sair com outros homens para esquecer o ex pode não dar certo.

Iniciar um relacionamento rápido demais pode ser uma roubada.

O fim da relação não significa que você precisa ficar solteira para sempre, mas as coisas feitas com calma podem ter mais resultado.

Aproveite e veja o lado positivo da situação, conheça pessoas, viaje e saia com quem você curte e tenha vontade.

fim-de-relacionamento
13 – Comece um novo hobby

Você sempre quis fazer um curso de fotografia e nunca teve tempo ou sempre deu preferência para outros tipos de programa? Tente agora.

Arrume um tempinho para transformar sua dor em algo criativo e que te dê prazer.

14 – Iniciar um novo namoro em seguida

Um grande erro de quem ainda está sofrendo com a dor do fim de relacionamento é correr atrás de um outro namorado ou companheiro.

É preciso dar um tempo para vivenciar a situação do fim com mais profundidade, se isso não acontece não teremos a capacidade de avaliar o novo pretendente e a chance de dar errado novamente será grande.

15 – Reprimir ou liberar a sexualidade

O apetite sexual pode sofrer modificações após o termino do namoro.

Muitas pessoas namoram por muito tempo com a mesma pessoa, depois que termina acaba bloqueando-se para o sexo.

Imagina ficar nua na frente de outro homem?

Esse bloqueio pode estar ligado ao motivo que o relacionamento acabou, ou a frustração de investir em algo que não deu certo.

Por outro lado, tem mulheres que acabam exagerando quando o assunto é liberar a sexualidade.

Não tente mostrar para seu ex que ainda é desejada e que tem capacidade de ficar com quantos homens quiser, pois o choque de saber que você pode ter quantos homens quiser na cama e nenhum fora dela pode te deixar mais triste ainda.

16 – Pratique um novo esporte

Para aquelas amantes do esporte investir em algo novo pode trazer um novo estimulo.

As lutas podem ser uma boa alternativa.

Além de você conhecer novas técnicas, você se manterá, ou entrará, em forma e ainda pode imaginar a cara do ex durante os treinos.

Ou quem sabe algum esporte de aventura como escalada ou parapente, para permitir que a adrenalina corra em você.

17 – Pratique o voluntariado

Dedicar-se a ações que auxiliem os menos privilegiados pode te trazer um prazer ainda desconhecido.

Existem muitas organizações não governamentais (ONGs) que sempre precisam de colaboração.

Trabalhar com idosos e crianças vão tirar você de perto das suas angustias.fim-de-relacionamentoEnfim, pense no futuro, viva o presente e não se machuque com o passado.

Imagine como estará sua vida há cinco anos.

Não esqueça que suas escolhas de hoje, enquanto solteira, serão reflexo em quem você será amanhã.

Gostou do artigo? então compartilhe!

Shares

Artigos relacionandos

Deixe seu comentário

Receba mais dicas como essa antes que todo mundo!

Digite seu melhor e-mail abaixo e clique no botão, simples assim!

Parabéns! Agora você receberá as nossas dicas em primeira-mão!