Às vezes os homens vêm com esse papo de “dar um tempo”, mas o que realmente isso quer dizer? E como nós devemos agir nessas horas?

Poucas coisas são tão assustadores ou angustiante quanto nosso amado dizer que precisa de espaço ou que precisa dar um tempo.

Talvez ele venha até você e simplesmente jogue limpo, seja direto e fale com todas as palavras que realmente precisa dar um tempo mesmo ou talvez ele seja reticente, assim é possível perceber que ele está fugindo de algo.

Quem sabe já faz algum tempo que vocês não se veem com tanta frequência, as trocas de mensagens e conversas no telefone ficaram mais breves e secas e na verdade você já estava com esse sentimento entalado na garganta de que alguma coisa estava errada.

Se você perguntar o que está errado e por que ele está agindo assim e porque ele quer dar um tempo, pode ser que ele seja franco e diga na sua cara que precisa de um tempo para ficar só (o que não ameniza em nada  sua ansiedade) ou talvez ele solte algumas frases que, de forma indireta, indicam a vontade dele de focar no trabalho, na carreira, família, que ele anda muito estressado ou então ele acredita que você deveria usar o seu tempo focando mais em si mesma.

Pior ainda, ele pode tentar agir como se tudo aquilo fosse completamente normal e você acaba se sentindo a maluca, totalmente abalada com a situação, muito embora esteja certa de que é apenas sua intuição e há algo muito errado em toda essa cena!

Um homem costuma pedir para dar um tempo ou se afastar no começo de um relacionamento, quando o envolvimento tem evoluído bem rápido e as coisas estejam ficando bem sérias entre vocês ou mesmo depois de casados.

Não importa quando, é uma sensação ruim e você não consegue controlar a sua mente para parar de rodar em volta desse assunto e temer pelo pior.

Você começa a se perguntar o que poderia ter feito de errado e quais estratégias adotar para corrigir isso, fazê-lo se sentir melhor e colocar o rumo da relação de volta aos trilhos.

Tudo isso é comum, mas geralmente não funciona; no máximo pode fazer o quadro ficar ainda pior para o seu lado.

Eis a questão mais importante para perceber neste momento: os homens não são mulheres.

É uma atestação estúpida, mas uma forma de fazer você enxergar que, tendo isso em vista, eles não vão pensar como você porque a forma que eles processam e experimentam as sensações é diferente – então não adianta ficar se torturando dia e noite tentando adivinhar o que se passa pela mente dele.

Afastar-se de um problema é um mecanismo de enfrentamento natural para a maioria dos homens ou seja dar um tempo, assim como buscar apoio de pessoas de confiança é um mecanismo normal entre as mulheres para lidar com as mesmas questões.

Quando um homem precisa de espaço ou dar um tempo, normalmente isso tem pouco ou nada a ver com você.

Mas vamos nos aprofundar nesse tema e visitar os possíveis cenários e razões mais comuns para um homem precisar de espaço e o que você pode fazer em cada um desses casos.

Vídeo Grátis: Aprenda a Conquistar Qualquer Homem, Falando Algumas Poucas Frases. Clique aqui para assistir!

dar um tempo1. Ele está estressado

A razão número um para um homem querer se isolar e dar um tempo é o fato de ele estar estressado.

A fonte desse estresse pode ser alguma questão dentro do relacionamento, mas pode também não ter absolutamente nada a ver com você.

Os homens, tipicamente, não têm perfil de ficarem falando sobre os seus problemas ou compartilhando seus sentimentos porque veem isso como um sinal de fraqueza.

Eles se orgulham de serem capazes de resolver tudo sozinhos e acabam se sentindo extremamente inseguros e balançados quando os problemas continuam a surgir em suas vidas e não conseguem lidar com essas questões por conta própria.

Quando se veem numa posição de falar sobre os seus problemas e procurar a ajuda de outras pessoas, acabam se julgando como fracos e incapazes.

Pode ser que ele até faça tudo isso, mas saiba que é bem provável que ele se sinta um perdedor ou um alguém que fracassou justamente por ter chegado a esse ponto.

A forma com a qual nós, mulheres, tratamos essas emoções complicadas é provavelmente psicologicamente mais saudável e eficaz que a dos homens, mas as coisas são como são e é difícil mudar as pessoas.

Para cooperar com essa situação que ele está sendo obrigado a lidar, seu companheiro vai se retrair e mergulhar numa “caverna” mental.

É lá que ele ficará até que tenha chegado a uma solução para esse problema por si só. Isso não significa que ele está sentado esquematizando uma forma de resolver essas questões, muitas vezes estão completamente imersos em si mesmos, pensando em qualquer outra coisa, jogando vídeo games por horas ou acompanhando algum esporte.

Esse processo de cura é muito mais difícil para eles do que para gente, porque eles fogem de todo sistema de suporte que poderiam ajudá-los nesse período.

Os homens simplesmente preferem esperar as soluções surgirem e tudo se acalmar sozinho do que ter de enfrentar seus próprios sentimentos por isso pedem para dar um tempo.

Alguns estudos mostraram que a maioria dos homens fica mais egocentrada e tem menos capacidade de sentir empatia em fases de estresse intenso.

O que fazer: o maior erro que você pode cometer agora é forçá-lo a falar sobre isso.

Pior ainda é atravessar a vontade do companheiro e tentar resolver o problema por ele.

Mesmo que suas intenções sejam as melhores, quando você faz isso, eles se sentem castrados, como se tivessem tirado sua masculinidade.

Os homens precisam sentir como se estivessem no controle de suas próprias vidas, como se fossem capazes de resolver sozinhos tudo o que aparece.

Quando você tenta fazer isso no ligar dele, passa a mensagem de que não acredita que ele conseguiria encontrar a solução por si mesmo e acaba complicando a situação.

Quando você perceber que seu companheiro está estressado, apenas dê a ele o espaço que foi pedido e tente não levar tudo para o lado pessoal.

Ficar brava ou frustrada fará com que ele enxergue você como mais uma fonte de estresse, o que acabará elevando o nível de tensão no relacionamento.

Por que é tão difícil então dar um tempo?

Mesmo tendo a consciência de que a mente masculina funciona de maneira diferente, ainda ficamos muito chateadas de sermos excluídas.

Para nós, mulheres, os problemas se resolvem com muito mais facilidade, já que passamos por tudo isso com o apoio das pessoas mais próximas e, no fim das contas, conversar também é terapêutico.

Então é como se enxergássemos que não há necessidade de tanto sofrimento e quando o homem não quer se abrir sobre os seus sentimentos, sentimos como se ele não nos considerasse íntimas o suficiente, confiáveis ou simplesmente não liga para nossa pessoa.

O sentimento de rejeição exacerba qualquer problema que já existe na relação.

Por isso é essencial entender que, quando um homem se afasta, ele não está necessariamente excluindo você da vida dele.

O melhor é ter paciência e aceitar que ele passe por esse processo do jeito dele, porque assim que estiver melhor, voltará ao que era antes.

Caso ele seja o tipo de pessoa que procura os outros para desabafar, não tente resolver tudo por ele. Apenas escute e apenas dê conselhos se sentir uma abertura para isso.dar um tempo
2. Ele pede espaço numa relação com compromisso

Outro motivo bem recorrente para que um homem precise de espaço ou peça para dar um tempo dentro de uma relação é quando suas necessidades não estão sendo consideradas ou ele se sente desvalorizado.

Nem sempre eles são capazes de articular e expressar bem quais são suas carências emocionais.

Alguns nem mesmo percebem conscientemente essa negligência em relação aos seus sentimentos e que há problemas na forma com que estão sendo tratados, é como se eles fossem condicionados a aceitar qualquer tipo de tratamento e tivessem medo de parecerem carentes.

Mas é justamente aí que a sua ajuda é muito importante!

Nem sempre um homem virá até você para dizer tudo o que ele sente e pensa, mas entende tudo quando percebe o que está acontecendo na dinâmica do relacionamento.

Então pode ser que ele não diga que procura a sua provação e apreciação.

Quem sabe você até demonstre a sua admiração por ele de alguma forma, mas ele está precisando de mais e não sabe como expressar isso. É aí que ele se afasta.

Ele parece nunca estar presente ou comprometido com os momentos a dois e a distância entre vocês se torna algo palpável.

O que fazer: tente identificar o que você faz que o deixa feliz e o que o deixa para baixo.

Se ele já mergulhou na “caverna” mental, tente envolvê-lo em um diálogo aberto, direto e empático e, quando ele estiver engajado no tema, peça o que mais você pode fazer para que ele se sinta bem na relação.

Você pode ficar muito surpresa com o que ele disser, mas, não importa o que seja, tente não ficar na defensiva. Sua resposta instintiva para o que ele aponta pode ser:  “eu faço isso o tempo todo!”, só que essa é a hora de se conter e escutá-lo.

Você pode aproveitar para também compartilhar o que deseja dele

Em todo relacionamento é importante perceber e confirmar como está o seu parceiro para ter certeza de que ele está contente e satisfeito com a forma que vem sendo tratado.

Quando você busca uma aproximação para mostrar genuinamente que deseja melhorar a relação e garantir que ele se sinta amado e respeitado, seu companheiro se mostrará bem receptivo.

dar um tempo3. Ele pede espaço ou para dar um tempo no começo do relacionamento

Muitas mulheres já se viram em situações nas quais começaram a sair com alguém, tudo anda ótimo, o casal passa cada vez mais tempo junto, vai ganhando cada vez mais intimidade… e de repente ele começa a ficar distante ou pede para dar um tempo.

Ele pode até dizer que precisa de um espaço ou simplesmente começar a se retrair e desaparecer sem aviso.

E a mulher fica confusa. O que deu errado? As coisas pareciam caminhar tão bem!

Isso normalmente acontece em duas etapas: a primeira é de uma forma bem sutil e furtiva, que vem  com o peso de uma mentalidade carregada de experiências ruins.

Quando um relacionamento começa a ficar mais sério, muitas mulheres reagem se mostrando mais inseguras com medo de que as coisas não deem certo. Aí elas começam a obcecar sobre cada sinal e todos os pequenos significados que eles podem trazer, analisando tudo à procura de maus presságios.

O parceiro sente essa energia. Mesmo que você seja discreta, isso afeta o relacionamento em um nível visceral.

Na segunda etapa, como consequência da primeira, o seu companheiro deixa de se sentir relaxado perto de você e a atmosfera deixa de ser divertida e descontraída.

Em lugar disso, ele começa a se sentir constantemente observado, como se algo fosse esperado dele, como se você não confiasse nele…e essa é uma sensação muito ruim.

Ele pode não ser capaz de apontar o que está errado, mas, do nada, perde a vontade de estar com você.

O que fazer: não se estresse, tudo vai dar certo!

Os seus sentimentos são reais e legítimos; eu não estou tentando diminuir isso.

Mas a origem deles pode ser do fato de você já ter namorado outros homens no passado que terminaram tudo sem nenhum motivo e agora você está com medo que tudo se repita.

Você pode também não ter uma autoestima muito sólida e então fica com um homem para se sentir bem consigo mesma e provar a si mesma que tem algum valor.

Tente chegar na raiz desses sentimentos para conseguir internalizar a ideia que você é uma pessoa amável e merece o amor incondicional de uma pessoa muito bacana.maxresdefault[1]4. Quando o relacionamento fica muito intenso, ele pula fora ou pede para dar um tempo

Outra razão bem provável é que ele esteja apenas surtando porque o relacionamento está ficando mais sério.

Muitos homens se preocupam que a sua companheira se torne controladora e domine sua agenda social assim que um compromisso é selado, assim eles teriam que dizer adeus ao futebol de domingo com os amigos, o happy hour com o pessoal da empresa durante a semana ou qualquer outra atividade que eles adoram.

Pode soar estúpido e irracional, mas é um medo real para a maioria dos homens.

Muitos já passaram por isso com uma ex-namorada possessiva ou veem um de seus amigos passar por isso, então é preciso ser compreensiva.

O que fazer: quando você dá espaço e oportunidade para que ele mantenha sua vida social, seus momentos com os amigos e que ele mantenha as atividades que tanto gosta, esse medo se dissipa.

Não o coloque em uma posição de escolha, faça que ele se sinta mal por algo ele gosta ou o recrimine por algo que é rotineiro.

Encoraje-o a ser quem ele quiser ser o fazer o que quiser fazer, aliás, garante que você vai fazer isso por si mesma também.

Um homem nem sempre pedirá por espaço ou para dar um tempo, mas ficará satisfeito toda vez que sentir que o tem.

Dar espaço para o seu namorado não é um problema quando você está focada em rechear sua própria vida com experiências incríveis sem precisar que ele faça isso para/com você.

Independente de qual a razão para o seu companheiro precisar desse espaço, tente não levar isso para o lado pessoal ou virar um poço de ressentimentos em relação a ele.

Sim, eu sei que você prefere que ele converse com você sobre o que quer que esteja acontecendo, mas o fato de ele não querer se abrir é só um sinal do quanto ele se importa com você – de que ele se importa tanto que tem medo de parecer fraco.

Tente alimentar só os sentimentos positivos  em relação a ele e use esse tempo para focar em si mesma e fazer coisas que você gosta.

Se você se sente muito magoada de ele pedir um espaço e isso está a consumindo por dentro, abra o jogo para o seu parceiro.

Apenas se garanta e faça isso de uma maneira gentil e amável, não como um ataque ou uma acusação, porque isso acaba deixando a situação ainda pior.

No fim, lembre-se de que quando um homem precisa de espaço, isso pode ter nada ou muito pouco a ver com você: ele pode simplesmente estar muito estressado, necessidades que não estão sendo atendidas, pode estar reagindo a uma mudança de comportamento da sua parte ou apenas estar com medo das mudanças.

Em qualquer desses casos, existem medidas que você pode tomar para deixá-lo mais seguro.

Foque nessas medidas e o pedido dele por espaço ou para dar um tempo deixará de ser assustador ou angustiante.

Na verdade, será uma oportunidade de dar a ele algo que precisa para poder melhorar e, quem sabe, tornar-se um companheiro ainda melhor.

Talvez esse seu companheiro não seja realmente o que você quer ou precisa, nesse caso clique aqui e veja esse vídeo para conquistar o homem certo com poucas frases… isso mesmo veja esse vídeo e descubra o poder que você tem em mãos.

Gostou do artigo? então compartilhe!

Shares

Artigos relacionandos

Deixe seu comentário

Receba mais dicas como essa antes que todo mundo!

Digite seu melhor e-mail abaixo e clique no botão, simples assim!

Parabéns! Agora você receberá as nossas dicas em primeira-mão!

Receba mais dicas como essa antes que todo mundo!

Digite seu melhor e-mail abaixo e clique no botão, simples assim!

Parabéns! Agora você receberá as nossas dicas em primeira-mão!