Você sabia que a mentira está presente no nosso dia a dia bem mais do que imaginamos? Podemos até considerar normal o ato de mentir, o grande problema são as consequências que podem ser muito graves quando uma mentira é contada como se fosse verdade. Mas como saber se uma pessoa está mentindo ou está falando a verdade?

Muitas vezes as mentiras são consideradas como brincadeira, ou é feira para evitar algum sofrimento, ou, ainda, por uma boa causa, com certeza são mentiras que trarão consequências indesejadas.

Mentira é a expressão contrária do que se pensa, acredita ou sabe, implicando em uma falsa informação. O termo costuma ser usado em oposição a verdade.

A mentira pode ser considerada bastante prejudicial e algumas pessoas podem mentir sem ao menos perceber que estão mentindo. Existem mentiras de vários tamanhos e diversas consequências, desde aquela que você fala que não está em casa para não precisar atender uma ligação até um caso de traição, onde a pessoa alega fidelidade quando isso não acontece.

Segundo especialistas, homens e mulheres geralmente apresentam os mesmos sinais quando estão mentindo. Mas as mulheres costumam ter mais habilidade para a mentira, provavelmente devido a sua capacidade de verbalização e a enorme quantidade de gestos de sedução que elas possuem. As mulheres mentem melhor, o que não significa que elas mintam mais que os homens.

Mas como saber se uma pessoa está mentindo ou está falando a verdade? Você pode descobrir através de alguns sinais que ela poderá transmitir enquanto fala, até porque, para muitas pessoas, mentir causa um certo desconforto, não é mesmo?

As pessoas quando estão falando alguma coisa que não seja verdade apresentam sinais conscientes e inconscientes que indicam a mentira que está sendo dito. Os sinais podem ser físicos, auditivos e emocionais, dependendo da pessoa.

É importante lembrar que algumas pessoas desenvolvem uma grande capacidade de mentir e passar desapercebida, o que irá dificultar muito para ser identificada, pois consegue ser natural na hora de falar. Essas pessoas podem ser consideradas doentes, onde a mentira é patológica e podem ser divididas em dois grupos:

• As pessoas que mente com muita frequência, mas não acreditam nas suas mentiras.
Neste caso a pessoa escolheu mentir, achou que a verdade poderia não ser tão interessante do que uma mentira

• As pessoas que mente frequentemente e acabam acreditando nas suas próprias mentiras.
Aqui pode haver um forte indício de doença mental, pois acreditar em suas próprias mentiras pode significar um distúrbio psicológico muito grave. Mas para fazer um diagnóstico correto deste caso, é preciso fazer uma avaliação psicológica e psiquiátrica com um especialista de sua confiança.

Como saber se uma pessoa está mentindo

Mas vamos ao ponto que todo mundo gostaria de saber e dominar que é como saber se uma pessoa está mentindo?
como saber se uma pessoa está mentindo
1 – Olho no olho
Um dos primeiros sinais que pode ser observado, principalmente quando conhecemos muito bem essa pessoa, é o fato de ela não conseguir lhe olhar nos olhos enquanto está contando alguma coisa. Ela pode optar por querer falar com você a uma distância segura para que você não perceba que ela está mentindo durante a conversa.

2 – Voz trêmula
As pessoas que não estão acostumadas a mentir sempre se entregam aqui, pois se sentem bastante incomodadas quando fazem isto que acaba ficando muito insegura, fazendo com que as pessoas notem sua mentira até pelo tom da sua voz. A voz pode ficar bem diferente do que normalmente é quando ela está mentindo, pois ela está tão insegura com o que está falando e com medo de ser questionada a qualquer momento, que chega a tremer a voz.

3 – Inquietação
As pessoas que mentem se sentem inquietas quando estão contando alguma coisa que não é verdade. Quando estiver conversando com alguém e você perceber que algo pode estar estranho, pode ser que ela esteja mentindo.

4 – Sincronismo
O mentiroso costuma se esconder dentro dos ombros na hora que está falando, além de ter uma grande falta de sincronismo entre os gestos e as palavras, uma coisa que realmente não combina. Especialistas falam que, a maioria dos mentirosos primeiro falam e depois fazem o gesto.

5 – Sem memória
Quando estamos falando a verdade, geralmente não temos problemas nenhum em lembrar as coisas que aconteceram e que queremos relatar. Quando uma história é criada, a memória pode ser usada como desculpas para esconder os detalhes e acabar logo com a história.

6 – Mudar de assunto
Quando a pessoa começa a desviar do assunto e fazer com que você não insista no assunto que ela estava contando muitas vezes, pode estar certo que alguma coisa está errada e que tem mentira no ar. Você pode perceber que sempre que você entrar no assunto, ela lhe dirá algo correspondente e logo tentará levar a conversa para outro lado.
como saber se uma pessoa está mentindo
7 – Dar desculpas
Um sinal importante a ser observado é quando a pessoa muda sempre a versão da história, dando diversas desculpas para um fato ocorrido, muitas vezes nem lembrando como começou a história.

8 – Não dar nomes
Quando você observar que a pessoa que está te contando uma história e que nunca usa nomes de pessoas que você conhece, provavelmente ela esteja mentindo. Geralmente as pessoas que mentem procuram afirmar informações como se você já soubesse da história por outros meios.

9 – Manter distância
Um fato importante a ser observado para saber se a pessoa está mentindo ou não é quando a pessoa evita falar com você presencialmente, sendo que este não é o perfil dela. Provavelmente ela não está acostumada a mentir e se sentiria muito insegura na hora de fazer isso, por isso optou por um meio que não seja pessoalmente.

10 – Se fazer de vítima
Um sinal que de que a pessoa está mentindo é quando ela começa a reverter a história para ela ser reconhecida como vítima e você como uma pessoa muito desconfiada. Ela vai te deixar de uma forma que você se sinta culpado e acabe deixando o assunto de lado.

11 – Fazer correções
É normal quando uma pessoa está contando uma mentira fique corrigindo o que está contando o tempo todo de forma espontânea, sem perceber. Em muitos casos ela mesmo fica se corrigindo, como por exemplo “era pela manhã, não era a tarde, não talvez a noite”. As correções são tentativas de esconder as possíveis falhas na mentira e, também, o nervosismo.
como saber se uma pessoa está mentindo
12 – Tem que pensar
Como a mentira tem que ser criada, a pessoa que está mentindo geralmente mostra-se como se estivesse pensando e tentando lembrar do que aconteceu, e na verdade ela está criando a mentira. O esforço para lembrar é mais um indício de que pode se tratar de uma mentira.

13 – Fala lenta
Como na hora de contar uma mentira a pessoa tem que lidar com a contradição interna, com a falta de coerência e a criação de um novo cenário para a sua história, é bem normal que a sua fala desacelere e fique mais lenta que o normal. Isso acontece bastante quando a mentira não é ensaiada, não foi pensada e treinada anteriormente.

14 – Sem detalhes sensoriais
Detalhes sensoriais são aqueles que usam os cinco sentidos: ver, ouvir, tocar, degustar ou cheirar. Ao contar uma mentira, a pessoa evita este tipo de detalhes porque se for preciso contar a história novamente, ele vai ter dificuldades de lembrar estes detalhes.

Você vai perceber se a história não é verdadeira quando comparar com uma que seja, pois, a verdadeira vai mencionar cores de roupa, uma música que estava tocando ou uma comida que estavam comendo. Se a história não vir carregada de detalhes pequenos e sensoriais, ela corre um grande risco de não ser verdadeira.

15 – O uso de pronomes pessoais
Observe se a pessoa está usando os pronomes você, nós, e eles ao invés de eu. Uma pessoa que está mentindo tende a distanciar-se das palavras que usa.

16 – O uso de expressões
Se ela não tiver o hábito de usar as expressões “para ser honesto” ou “para falar a verdade” e ela começar a usar na hora de contar uma história, podem ser um grande sinal de que ela está mentindo.
como saber se uma pessoa está mentindo
17 – Sorriso falso
Os sorrisos verdadeiros e falsos são muito diferentes e fáceis de serem percebidos, pois a maioria das pessoas sorriem com o rosto todo, olhos, bochechas e boca. Se a pessoa parecer estar sorrindo de maneira falsa para você, pode ter a certeza que ela está escondendo algo.

18 – Pergunta inesperada
Ao invés de seguir a linha de pensamento da pessoa, pense em uma pergunta para o qual a pessoa não está preparada para responder, algo que seja inesperado. Ela vai mostrar que está mentindo quando se atrapalhar para responder ou desviar o assunto rapidamente.

19 – Cor da pele
O nervosismo causado pela mentira pode alterar a cor e aparência da pele e ela pode parecer mais vermelha ou pálida, dependendo da situação. Observe na cor da pele da pessoa que está contando a história, pois vai ficar mais fácil de você saber se ela está falando a verdade ou não.

20 – Piscadas longas
Como efeito inconsciente, o cérebro em uma atitude de recusar o que a pessoa está dizendo, provoca piscadas mais longas, onde os olhos permaneçam fechados por mais tempo que habitualmente ficam.

 

Gostou do artigo? então compartilhe!

Shares

Artigos relacionandos

Deixe seu comentário

Receba mais dicas como essa antes que todo mundo!

Digite seu melhor e-mail abaixo e clique no botão, simples assim!

Parabéns! Agora você receberá as nossas dicas em primeira-mão!