Saiba como manter um relacionamento duradouro, harmonioso e saudável.  Mas acredite, basta só conhecer algumas dicas valiosas para isso.

Porque os relacionamentos são tão difíceis hoje em dia? Porque as pessoas se separam logo no primeiro desentendimento? Porque os seres humanos se tornam tão incompetentes quando a questão é fazer outra pessoa feliz?

O que me parece é que as pessoas não estão preparadas para amar, para se relacionar. Não estamos preparados para os desafios, para os compromissos e para um amor incondicional.

Não estamos prontos para investir tudo o que é preciso para fazer um relacionamento dar certo. Queremos tudo fácil, não insistimos para que dê certo. Basta um único obstáculo para desistirmos e assim, não deixamos o amor crescer e fortalecer, saímos fora antes do tempo.

Você se identifica? Pois é, manter uma relação, seja ela um namoro ou um casamento, não é uma tarefa fácil. Às vezes dá vontade de largar tudo para cima e desistir, mas fazer uma forcinha para dar certo é a melhor escolha e com certeza te deixará mais feliz.

Os compromissos sérios parecem estar entrando em extinção e quando rola, logo eles terminam. Antigamente, no tempo dos nossos avós, as relações, mesmo a maioria sendo arranjadas, duravam muito mais tempo do que hoje em dia. As pessoas se esforçavam para que desse certo e se esforçavam para amar seu parceiro e viver uma vida conjugal feliz.

Brigar, gritar e impor não quer dizer que você tenha uma personalidade forte ou um gênio difícil, mas sim que você é muito frágil. Falar o que pensa, nem sempre é uma atitude madura, mas sim uma prova clara de falta de autocontrole.

A primeira coisa que é necessário ter em qualquer relacionamento é o amor entre as partes. Se apaixonar é algo que todos conseguem, porém, manter um relacionamento por um longo tempo é algo bem mais complicado e não é para qualquer um.

Um relacionamento saudável deve começar com uma base forte. Por isso leia atentamente artigo “Acertos e erros no início do namoro”. Seguindo as dicas, impossível você não criar um alicerce blindado para a sua relação. O início do namoro é cheio de emoções e sensações que a gente quer que dure com o passar dos anos também, não é mesmo?  Borboletas na barriga, pernas tremendo, coração acelerado, não seria simplesmente mágico se conseguíssemos sentir isso com o passar do tempo. Mas você sabia que é possível mesmo sem trocar de boy?

Mas ter um romance feliz e duradouro não depende só de sorte, existem coisas que podem ajudar e outras que podem dificultar o sucesso de um relacionamento. Isso vai depender muito do casal e você pode começar agora mesmo fazendo sua parte com muita dedicação, amor e energia. Imagina você ter um namorado, companheiro, amante e melhor amigo na mesma pessoa? Seria o máximo, não é mesmo?

Mandamentos de como manter um relacionamento duradouro

Para te ajudar a ter um relacionamento duradouro e feliz com seu namorado, vou listar algumas dicas. Começamos com os 12 mandamentos, que são imprescindíveis. Lembre-se que as coisas pequenas as vezes podem ser mais importantes do que as grandes.

como manter um relacionamento duradouro

1 – Aceitarás
As pessoas falam de tolerância, mas a maioria dos casais não toleram as suas diferenças, apenas comemoram suas semelhanças. Aceitação faz com que você e seu parceiro se sintam seguros para compartilhar suas identidades próprias. Você nunca temerá o julgamento, porque você não está sendo julgado e isso não faz parte de como manter um relacionamento duradouro e saudável. Seja quem você é e não julgue as atitudes do seu namorado.

2 – Confiarás
Ser honesto é uma decisão individual, baseada na autoestima, autoconfiança e certeza do que você faz está correto e é aceita pelo seu parceiro. A confiança surge em cima da honestidade, pois uma pessoa acredita nas atitudes das outras.

3 – Respeitarás
Muitas pessoas confundem a atenção com o respeito. A atenção é dedicação e pode mostrar amor, desejo, paixão e conexão entre vocês. O respeito é um nível mais profundo desta conexão, pois valoriza mais as pessoas sem a promessa de reciprocidade. Respeita porque ama, porque valoriza, não somente por que também é respeitado. Apesar que o clichê: “quem respeita merece respeito”, é super certo e vale muito para manter um relacionamento.

4 – Ouvirás
Argumentações durante um diálogo são normais, mas a forma que você lida com elas dentro de um relacionamento que fará a diferença. Ouvir de verdade o que seu parceiro tem para falar e não ficar somente esperando para falar seu ponto de vista, é muito importante. Ser paciente e não julgar o que o outro pensa, essa é uma dica valiosa.

5 – Apoiarás
Estar sempre disponível para ajudar em algum problema do trabalho ou pessoal, pode fazer com que vocês mantenham-se cada vez mais mais ligados. Quando você se preocupa e respeita o seu parceiro, você acaba o valorizando mais.

6 – Serás leal
Na sociedade que vivemos atualmente a lealdade passou a ser assunto secundários nas relações, não só as amorosas. As pessoas são leais até a primeira oportunidade surgir. Se você ou seu parceiro se sentir atraído por outra pessoa o negócio é sentar e conversar abertamente sobre o assunto. A lealdade tem que ter o mesmo peso do respeito e da confiança dentro do relacionamento.

como manter um relacionamento duradouro

7 – Serás presente
Mesmo com as ferramentas tecnológicas disponíveis, que podem te ajudar na distância e manter um contato mesmo nos intervalos do dia, não deixe de estar sempre presente com seu amor. A presença contínua fortalece a relação e cria vínculos cada vez mais forte.

8 – Serás humorada
O sorriso é como uma poção mágica para construir, manter e restaurar o equilíbrio do seu relacionamento. Rir, mesmo que seja de uma piada ou de uma conversa ridícula, o importante é sempre estar de bom humor para resolver as situações do dia a dia. O bom humor consegue acabar com qualquer stress individual ou conjugal, além de favorecer na convivência. É muito melhor estar perto de uma pessoa bem-humorada do que de uma mal-humorada.

9 – Serás afetuosa
Todo mundo quer se sentir amado e manter-se afetuosa pode facilitar isso. Não interessa quanto temo vocês estejam juntos, mas sentar pertinho, ficar de mãos dadas e abraçar muito, sempre irá fazer uma grande diferença na relação.

10 – Serás grata
Mostrar consideração e gratidão pelo seu namorado ser quem ele é, fará com que ele retribua esses sentimentos e isso irá criar um ciclo de reciprocidade durante toda a relação.

como manter um relacionamento duradouro

11 – Manterás a privacidade
Hoje em dia há um excesso de exposição, seja nas redes sociais ou na vida real mesmo. Parece que necessitamos mostrar para os outros o quanto feliz estamos. A dica é o que acontece no seu relacionamento não é para consumo público, não é da conta de ninguém. Manter as coisas entre vocês dois é de extrema importância.

12 – Manterás a individualidade
Um relacionamento bem-sucedido é composto por dois indivíduos e cada um é de um jeito diferente, tem gostos e preferências. Ter vida fora do relacionamento não só contribui para manter sua autoestima, como também lhe dá chance de trazer essas experiências para dentro do namoro, dando oportunidade de compartilhar com seu parceiro.

Dicas práticas

Depois que você já estiver com os mandamentos na ponta da língua, podemos partir para algumas dicas práticas do que se deve fazer para manter um relacionamento feliz e eterno enquanto ele durar.

– Comprove se ele também quer
Se você está namorando e está pensando em se dedicar para que esse relacionamento seja de longo prazo, é importante você conversar com seu namorado e ter certeza que ele também compartilha com seu pensamento. A melhor maneira de fazer isso é perguntando para ele quais as expectativas e qual a ideia dele sobre um compromisso mais sério.

* Pergunte para ele como ele vê o relacionamento daqui há algum tempo. Mas fique preparada para qualquer tipo de resposta.
* O que longo prazo significa para ele. Alguns meses? Até a primeira briga? Casamento? Filhos? É importante vocês estarem alinhados.

– Mostre o que sente
As vezes nos deparamos com uma dificuldade bem comum no ser humano: mostrar seus sentimentos para os outros. Voê quer ser vista como uma pessoa forte e independente e não como alguém que precisa muito do outro para ser feliz. Porém agir dessa forma pode criar uma barreira entre vocês. Você pode controlar-se para não ser super emotiva, mas deixe seu parceiro saber o que você sente, pois ele poderá te ajudar a superar momentos difíceis. Lembre-se que para manter um relacionamento os dois precisam se esforçar juntos.

como manter um relacionamento duradouro

– Antes de criticar, elogie
Erramos quando pensamos que expondo a outra pessoa podemos ajudá-lo a mudar, pois a pessoa exposta pode se sentir invadida e fechar-se diante de qualquer iniciativa de mudança. Procure elogiar seu namorado em público e criticar somente quando estiverem sozinhos. Não esuqeça que criticar só por criticar não ajuda em nada. A crítica que vem para melhorar é que produz uma aprendizagem.

Torça por ele
Estar namorando significa que você tem alguém torcendo para sua felicidade. Conversar com seu parceiro sobre o seu dia a dia, seus problemas e frustrações é ótimo, porque você sabe que tem um namorado que te apoia, motiva e torce por você. Encorajá-lo a fazer alguma coisa que ele está meio inseguro fará com que seu relacionamento se fortaleça e crie laços de confiança cada vez mais fortes.

– Tente algo novo
Seja criativa na hora de convidá-lo para um programinha. Ao invés de irem sempre ao mesmo restaurante ou bar, convide-o para conhecer a balada que é modinha na sua cidade, ou um pub que você ouviu falar super bem. Isso pode ajudar vocês a não manterem uma rotina nas saidinhas a noite para descontrair.

– Compreender um ao outro
Você não precisa concordar com tudo que ele fala, mas compreender como seu namorado se sente é uma base saudável para seu relacionamento. Entender como ele pensa é a melhor forma de resolver os problemas. O legal é que ele também te compreenda, mas se isso ainda não acontece de uma forma natural, sentem e conversem sobre como cada um pensa, pois isso fará que vocês se conheçam mais e logo isso acontecerá naturalmente.

– Seja honesta e sincera
A honestidade deveria surgir naturalmente em um relacionamento, mas as vezes acaba sendo a parte mais difícil dele. Faça questão de ter um relacionamento baseado na confiança. Sentir-se à vontade para falar sobre qualquer assunto, seja uma besteira ou o que aconteceu durante o dia vai fazer vocês se sentirem mais ligados, tornado a relação mais amorosa e fortificada.

– Não viva fazendo cobranças
Muitos casais acabam por se cobrarem demais. Cobram a si próprio e cobram do outro o tempo todo, querendo ser perfeitos e nunca errar. Ser tolerante e paciente consigo mesmo é fundamental para existir verdadeiras mudanças comportamentais.

– Reconheça seus erros
Antes de exigir mudanças no outro devemos buscar mudanças dentro de nós mesmos e para isso acontecer você deve sempre reconhecer seus erros. Quem acredita que os problemas são sempre dos outros, não possui maturidade emocional para lidar com um relacionamento.

– Faça ele se sentir muito importante
Ele tem que se sentir a pessoa mais importante do mundo para você. Não pode, em hipótese alguma, sentir-se em segundo ou terceiro lugar. Não seja fria e distante. Dê muito carinho e diga que o ama muitas vezes ao dia. Esteja disponível em momentos que ele precise, dê a atenção que ele merece e o ajude sempre que necessário. Até porque, ele é seu namorado e é com ele que você quer passar o resto dos seus dias, não é mesmo?como manter um relacionamento duradouro– Mantenha a chama viva entre vocês
Como a gente sabe, o relacionamento passa por diferentes fases e aquele fogo da paixão do início tende a se apagar com o tempo. Por isso é preciso manter a química viva para que a companhia um do outro se torne cada vez mais agradável e indispensável.

Não precisamos gastar muito dinheiro para tornar momentos inesquecíveis, qualquer coisa que deixem vocês dois juntinhos vai dar resultado. Invista em piqueniques, passeios em lugares que nunca foram e tomar um vinho no parque ou na beira de uma lagoa vendo o pôr do sol.

E lembre-se, casais que riem frequentemente juntos, são mais propensos a dar certo no futuro. Faça isso sempre!

– Definir metas em conjunto
Depois que vocês descobriram que os objetivos de vida de vocês estão alinhados, comece a estabelecer objetivos para vocês dois juntos. No início do relacionamento pode ser coisas do tipo, juntar grana, se formarem para terem uma carreira sólida e viverem mais confortavelmente no futuro. Depois vocês podem começar a pensar em construir e aumentar a família com cachorro, gatos e filhos.

– Preste atenção nas pequenas coisas
As coisas pequenas com o tempo podem transformar-se em grandes. Se você percebe que algo incomoda seu namorado, pare de fazer. Ou se ele faz algo que te irrita, peça para ele não fazer mais. Qualquer que seja a situação, o importante é encontrar um equilíbrio para que as coisas não piorem com o passar do tempo.

Quando se está dentro de um relacionamento, a ideia é que os dois sejam parceiros um do outro e não que um sirva de encosto para o outro.

– Faça muito carinho
Não é porque vocês já estão namorando há algum tempo que não vai mais rolar aquele beijão de tirar o fôlego. Conheço casais que depois de um tempo de namoro, só trocam selinhos e nunca mais se pegam de verdade.
Beije sempre, beije muito e sempre que puder. Não deixe os beijos tórridos só para a hora do sexo, isso pode acabar virando rotina e vocês perderem o hábito de se beijar.

Nunca esqueça de um abraço e de um beijo de bom dia e de boa noite todos os dias. Não é porque ele dorme e acorda com você diariamente que você não deve seguir o ritual da educação, ainda mais que ele está tão pertinho. Um carinhoso “sinto muito” durante uma discussão e um pedido de desculpas bem sincero são essenciais para manter o carinho entre vocês.

Lembre-se que são coisas que parecem pequenas, mas que fazem a diferença para que o respeito e o amor cresçam e torne o relacionamento cada vez mais forte.
como manter um relacionamento duradouro
– Faça as pazes rapidamente
Discussões longas fazem com que o relacionamento vá se desgastando até terminar. Brigas são normais, justamente porque as pessoas são diferentes, mas prefira sempre acabá-la o mais rápido possível.

Peça desculpas assim que perceber seu erro, não espere passar dias para poder desculpar-se só por birra ou orgulho. Também não finja que nada aconteceu depois de brigar por horas. Os problemas devem ser resolvidos durante a discussão, se não ele acabará voltando a qualquer momento. Resolver o problema é a parte mais saudável e importante para o amadurecimento de um relacionamento.

– Jamais durmam brigados
Sempre tentem resolver as desavenças antes de dormirem. Esqueça aquela história de dormir no sofá, não vale a pena. Como já falei anteriormente, se o problema não for resolvido ele voltará a assombrar vocês.
Resolvam tudo antes de dormir, façam as pazes, façam amor e durmam abraçadinhos que no outro dia vocês vão acordar muito mais leves e tranquilos por terem resolvido o problema.

– Esteja aberta a mudanças
Estar se relacionando com alguém, quer dizer que é preciso estar constantemente adaptando-se um ao outro. A partir do momento que vocês decidiram estar juntos, toda a mudança que ocorrer na vida de um, vai afetar a do outro. As mudanças nem sempre se encaixarão nos seus planos, mas você tem que estar aberta a elas por causa do seu namorado, isso difere os relacionamentos duradouro dos frágeis.

– Respeito sempre
Bondade, consideração e dignidade são atributos essenciais de como manter um relacionamento duradouro e feliz. Comentários maliciosos, palavras desagradáveis e críticas infundadas podem destruir o que vocês estão construindo. Ninguém gosta de se sentir menosprezado e humilhado. Se você não gostar de alguma coisa que seu namorado está fazendo, encontre uma maneira educada e delicada de falar para ele, sem ferir a sua autoestima.

Como já falei anteriormente, respeite para ser respeitado. Uma relação construída em cima do respeito mútuo tende a durar por muito tempo.

– Dê apoio para seu parceiro
O que esperamos dos nossos companheiros é que ele esteja ali quando precisamos. Seja para ele um suporte emocional, físico e espiritual. Tente dar uma palavra de incentivo para mostrar o quando se preocupa com ele. Quando ele estiver doente, cuide dele e o ajude nas medicações. Ouça seus lamentos quando ele estiver chateado e precisar desabafar.
como manter um relacionamento duradouro
– Seja clara
Lembre-se que os homens não costumam entender as mensagens metafóricas e odeiam quando isso acontece. Por isso seja sincera e fale o que você pensa, não feche a cara esperando que ele perceba que você não gostou de alguma coisa, você pode ficar assim por horas e ele nem perceber. Lembre-se que essa atitude não será feita por mal, é do sexo masculino essa peculiaridade.

– Colocar-se no lugar do outro
Se você sempre se colocar no lugar de seu namorado, será bem difícil você fazer alguma coisa que ele não goste ou se sinta incomodado. E vice e versa, ele se colocando no seu lugar, as chances de vocês se entenderem será enorme. Mas não esqueça de pensar como ele pensaria e não como você gostaria que ele pensasse, isso é muito importante.

– Faça muito sexo
Que o sexo é muito importante para qualquer relação não é novidade para ninguém. Mas você sabia que há uma explicação científica para isso? Quando transamos o corpo libera oxitocina, um hormônio que ajuda a criar laços emocionais com o parceiro.

Também não podemos negar que o sexo vai mudando de acordo que o tempo passa. No início é aquela loucura, sexo toda a hora e todo o momento, depois ele passa a ser mais esporádico, mas por outro lado, vai aumentado a qualidade, pois vocês vão se conhecendo e a intimidade vai fazendo parte da relação. Você vai saber direitinho o que ele mais gosta e do jeito que ele mais sente prazer e vai aprimorando os momentos.

Se esforce
O amor pode durar para sempre se você se esforçar para que isso aconteça. Os casais felizes dizem que a dedicação de tempo um com o outro faz com que eles consigam resolver conflitos com calma e compreensão. O esforço tem que ser em tudo. Se esforçar para cuidar de seu namorado, para entende-lo, para amá-lo e para não deixar o relacionamento cair na rotina.

– Veja o lado bom das coisas
Quando ele tomar uma atitude para te agradar e você não gostou muito, ao invés de demonstrar seu descontentamento, tente demostrar que você gostou da iniciativa dele. Lembre-se que ele perdeu tempo pensando em algo para te fazer feliz. Elogie muito a tentativa dele e agradeça de coração.
como manter um relacionamento duradouro
– Fique com alguém que gaste como você
Se você é controlada com seus gastos, mas está namorando um gato que sempre estoura o limite do cartão de crédito e bem provável que esse relacionamento não dure muito tempo. Vocês precisam conversar sobre as finanças quando o relacionamento começar a ficar sério. É muito difícil um relacionamento suporta a falta de grana e o desequilíbrio financeiro.

– Não descuide da aparência
Não esqueça que a primeira coisa que chamou a atenção dele em você foi a sua aparência. Não é porque você já encontrou o amor da sua vida que você pode relaxar em relação ao seu visual. É importante você se arrumar para o seu namorado. Use uma roupa nova, ajeite o cabelo, passe perfume, fique linda. Tenho certeza que ele vai se achar importante.

Não descuide também do seu corpo. Garanto que você já viu aqueles casais que depois de um tempo de relacionamento começam a engordar, não é mesmo? Uma boa dica é fazerem exercícios juntos, pois além de ser bom para saúde e para a estética, vai deixar vocês unidos e criando metas em conjunto.
Tudo bem que uma das melhores coisas de estar namorando é saber que alguém vai te amar mesmo que você esteja feia e usando uma calça de moletom. Claro que você pode manter isso, mas não faça disso uma regra.
Muitas coisas foram faladas, mas vamos ressaltar, agora, o que devemos evitar para que esse romance seja delicioso para sempre. Se liga:

– Evite guardar opiniões em relação a ele
Não fique guardando para você às atitudes de seu parceiro que não lhe agrada, lembre-se que pequenas coisas podem se tornar grande com o passar do tempo. Caso você decida ficar empurrando com a barriga isso pode estourar a qualquer momento e ser a gota d’água para terminar o relacionamento.

– Evite guardar mágoas
Nunca guarde mágoas e ressentimento de seu parceiro quando ele lhe falar ou fazer algo que você ache ofensivo. Livre-se desse sentimento, pois ele é capaz de transformar o amor em ódio, e não é isso que você quer, não é mesmo?
Existem técnicas para evitar a raiva, preste atenção nessas:
* Respire fundo e mande embora esse sentimento. Aceite seu namorado como ele é, inclusive com suas falhas. Depois de uma boa conversa, tenho certeza que ele vai evitar repetir o que lhe incomodou.
* Converse sem brigar. Mostre o que lhe deixou com raiva e você vai perceber que o que ele fez não foi intencional, que não tinha como objetivo lhe ofender.

– Evite ciúmes excessivos
Por mais difícil que isso seja, os ciúmes e o excesso de desconfiança deve ser controlado para que você tenha um relacionamento saudável. Um ciumezinho dentro da relação pode até ser bom, pode significar valorização do parceiro e demonstração do seu amor por ele, mas quando ele chegar ao ponto de querer controlar a outra pessoa, pode ser o fim da sua relação. Se você já é uma pessoa ciumenta por natureza, você tem que saber que a raiz desse problema é sua insegurança e nada tem a ver com o outro. Estes ciúmes podem estar ligados à sua infância, ou a algum relacionamento anterior em que você saiu machucada. Portanto, não tem porque deixar o ciúme tomar conta e minar o seu relacionamento atual. Se precisar, procure ajuda de um profissional, para se livrar de uma vez por todas.
como manter um relacionamento duradouro
– Evite colocar muitas expectativas
Viver cada momento como se fosse o último é a melhor forma de aproveitar o presente e tudo que está acontecendo entre vocês dois.

Na maioria das vezes no início do namoro nós esperamos que nosso parceiro nos coloque em primeiro lugar em tudo, que nos trate maravilhosamente bem, que nos surpreenda todos os dias. Sem perceber, acabamos criando expectativas muito grandes e não nos damos conta que cada pessoa é de um jeito e que ninguém é perfeito. Não podemos esperar que ele seja carinhoso o tempo todo, pois, assim como nós, temos dias que não estamos legais. Pensar um no outro é super importante, mas precisamos tirar alguns minutos para pensar na gente mesmo, e ele também. Expectativas muito altas levam a desapontamentos e frustrações também em níveis muito altos. O ideal é você baixar suas expectativas e deixar o boy ser ele mesmo, aceitando-o e amando-o do jeito que ele é.

– Evite criar um abismo
Esse é um problema dos casais que trabalham muito, viajam constantemente e não abrem mão disso para se divertir e curtir o relacionamento. Já sabemos que casais que não passam algum tempo sozinhos acabam criando um distanciamento dentro do relacionamento. Quando falo sozinhos, estou falando sem os filhos, sem os amigos, ou a família, pois vocês precisam de um tempo só para vocês dois. Se está difícil encontrar esse tempinho, a sugestão é marcar um horário na agenda mesmo e não desmarcar. E quando conseguirem ficar sozinhos, aproveitem para se conectar de verdade, se divertir e se curtir o máximo possível e não apenas estar juntos por obrigação.

– Evite a falta de comunicação
Esse item pioro todos os outros da lista, pois a boa comunicação é fundamental para um bom relacionamento. Se você tem algum ressentimento, você deve falar sobre isso para que ele não agrave. Se você é ciumenta, você deve conversar sobre essa insegurança. Se você tem expectativas, deve contar para o seu parceiro quais são. Se existem problemas dentro do relacionamento, vocês devem sentar e conversar sobre o assunto para poder solucioná-lo. Comunicação não quer dizer apenas falar, brigar ou discutir a relação, ela revela sentimentos como frustrações, desculpa, medo, tristeza, alegria, rancor. Para essa conversa ficar mais interessante e leve, fale de coisas boas também, dos sentimentos por ele, das coisas que você gosta e o quanto você é feliz nesse relacionamento.

– Evite não reconhecer
A falta de reconhecimento também é um destruidor de relacionamentos e geralmente vem junto com a falta de diálogo. O não reconhecimento pode ser interpretado pelo seu namorado com uma falta de gratidão por tudo que ele tem feito por você e pelo relacionamento. Todas as pessoas querem ser elogiadas pelas suas atitudes e se esforçam para fazer o melhor para que isso aconteça. Não ache que tu que ele fizer é uma obrigação, como por exemplo te ajudar nos afazeres de casa. Ao invés disso, elogie, agradeça, beije e abrace, ressaltando muitas vezes a atitude dele. Isso fará com que ele se sinta importante e amado, sem contar que ele terá vontade de repetir essa atitude.
como manter um relacionamento duradouro
– Evite a falta de afeto e carinho
Não estamos falando somente em sexo, mas em sexo também. Afeto é importante, faz bem, é gostoso e todo mundo precisa dar e receber, principalmente da pessoa que amamos. Beijos, abraços, carinho e massagens podem ser feitas sem esforço e em qualquer momento. Além de manter o relacionamento vivo, te dará prazer e dará prazer ao seu namorado.

– Evite teimosia
Todo relacionamento tem problemas e briguinhas de vez enquanto, mas é importante você não ser teimosa e aprender a resolver. Infelizmente, muitas de nós somos tão teimosas a ponto de não reconhecer a própria teimosia. Evite querer estar sempre certa e colocar toda a culpa sobre seu namorado, porque ele pode até aceitar no início, mas cm certeza não irá aturar por muito tempo. Para evitar que esta teimosia destrua seu namoro, procure ser flexiva e sempre pedir desculpas quando você estiver errada. Lembre-se que orgulho é terrível e não leva a lugar nenhum.

– Evite o egoísmo
Para convivermos com uma pessoa é preciso deixar de lado algumas coisas. Isso pode ser mais fácil quando essa pessoa é o amor da nossa vida e o nosso objetivo maior é ficar com ela par sempre. Muitas vezes é preciso relevar algumas situações para deixar o outro feliz. Não pensei só no seu lado, pense que ao seu lado tem uma pessoa muito especial e que esse esforço vai valer a pena você conceder algumas coisas para ela, assim como ela deve fazer o mesmo para você.

– Evite o comodismo
A rotina e o comodismo com certeza são os maiores vilões do relacionamento. Depois de muito tempo juntos os casais, mesmo involuntariamente, acham que não precisam mais mandar flores, fazer surpresas, usar uma lingeries nova, dar beijos e abraços quentes. Enfim, acabam pensando que não é mais necessário agir de forma conquistadora e quando menos esperam estão os dois acomodados, deixando a relação ser conduzida automaticamente pelas obrigações do dia a dia.

Não deixe isso acontecer, você precisa conquistar e ser conquistada todos os dias. O amor vai permanecer no seu relacionamento se ele for aquecido e mantido todos os dias. Se apaixone todos os dias. Surpreenda diariamente.

como manter um relacionamento duradouro

Dicas importantes:

– Certifique-se de que você está com alguém que você realmente ama. Se a única coisa que vocês têm em comum é que os dois gostam de queijo, melhor repensar se realmente estão no caminho certo.
– Comunicação pode ser a chave do sucesso para essa relação. Embora no início, devido as pressões, as coisas não fluem muito bem, com o passar do tempo você precisa ser totalmente franco com o que pensa e com o que sente.
– Não se ofenda se ele falar alguma coisa que você discorda. Se ele não gostou do lugar que você escolheu para um jantar especial, não fique brava, troquem de lugar e não perca a chance de ter uma noite especial com seu gato.
– Se ele demorar para demonstrar seus sentimentos em relação a você, tenha paciência. As vezes os homens são um pouco mais receosos com abrir o coração, mas esperar a hora certa com certeza é a melhor opção.
– Você pode ser a amiga legal por um bom tempo antes de vocês começarem a namorar. Mais uma vez, o tempo será o melhor remédio. Cada fase na sua hora.
– Fazer seu parceiro ser importante para você em todos os momentos.

Se com tudo isso você ainda está em dúvida de suas escolhas e se o seu relacionamento vai dar certo, melhor repensar, reeler todas as dicas e conversar com seu namorado. A conversa talvez seja o maior segredo para que qualquer relacionamento dê certo.

Quem sabe conversar e sabe ouvir, consegue manter um diálogo para resolver qualquer parada, independente da situação que esteja e do problema que tem para ser resolvido.

Para que um relacionamento amadureça e se torne longo é preciso saber conviver com situações comuns a todos os seres humanos, como decepções imprevisíveis e frustrações inesperadas. Não há nada mais saudável que construir sua relação baseada no amor, em elogios, em apoio, diálogo, tranquilidade, confiança, generosidade, sonhos e reconhecimento de erros. Com certeza se você conseguir isso, a relação será saudável,  e saberá como manter um relacionamento duradouro.

Bom, vou ali rever meus conceitos e já volto!

Gostou do artigo? então compartilhe!

Shares

Artigos relacionandos

Deixe seu comentário

Receba mais dicas como essa antes que todo mundo!

Digite seu melhor e-mail abaixo e clique no botão, simples assim!

Parabéns! Agora você receberá as nossas dicas em primeira-mão!