Você quer saber como manter o peso ideal para sempre? Confira algumas dicas que vão te ajudar a ficar magra e linda depois daquela super dieta.

Que bom, depois de alguns meses de dieta super regrada, exercícios regulares e muita disciplina, você conseguiu alcançar o tão sonhado peso ideal. Tudo bem que para a gente se conformar com isso precisamos ouvir quinhentas mil pessoas falando que você está bem, porque só você se olhando no espelho não adianta de nada. Agora é a hora de enfrentar a segunda parte, talvez a mais complicada e difícil, manter este peso.

Mas como manter o peso? Eis o grande desafio. Nesta etapa a maioria das pessoas deixam o resultado escapar e acabam recuperando parte dos quilos que tinha perdido anteriormente, ou pior, engordam até mais do que perderam. O erro todo começa no momento em que as pessoas procuram dietas impossíveis, quando na verdade o que deveria ser feito é a mudança nos hábitos alimentares, uma reeducação, que deve ser levada por toda a vida e não só para chegar no peso que você deseja.

Para que você consiga manter o peso, você terá que continuar se esforçando, principalmente na alimentação, pois você vai ter que encarar um meio termo entre as refeições, pois isso é a extensão de uma reeducação alimentar bem feita e um dia ela será definitiva nos seus hábitos e gostos alimentares.

Se você conseguir manter seu peso por um período mais longo, que, segundo os especialistas são dois anos, as chances de sua conquista ser definitiva serão bem maiores. Isso acontece porque o organismo se habitua a funcionar com o novo percentual de gordura, deixando de acionar mecanismos de proteção que, no início da dieta, são responsáveis pela tendência de recuperar o peso perdido.

Como manter o peso ideal para sempre

Mas o que você deve fazer para saber como manter o peso ideal para sempre?
Separei algumas dicas que vão te ajudar a ficar magérrima e linda depois daquela super dieta para sempre.
como manter o peso
1 – Priorize a qualidade
Quando vamos comer precisamos ter em mente que a prioridade são os nutrientes que o nosso corpo precisa para ficar bem e viver com saúde. Claro que é legal fazer uma comidinha diferente e gostosa de vez enquanto, mas não esqueça de priorizar a saúde sempre.

2 – Continue fracionando a comida

É preciso evitar que você sinta fome ao longo do dia, para evitar aqueles ataques na comida, por isso, é preciso controlar a sua fome ao longo do dia. A melhor dica é nunca ficar de estômago vazio, pois o próprio processo de digestão consome algumas calorias. Jamais pule refeições ao longo do dia, pois o risco de você exagerar na próxima refeição é quase certo. Faça lanchinhos entre as refeições. O ideal é você comer de três e três horas. Uma sugestão são as castanhas do Pará, que dão uma sensação de saciedade e têm poucas calorias.

3 – Coma alimentos termogênicos
Como você já está acostumada a comer alimentos termogênicos na sua dieta, é só continuar e manter esse hábito diariamente. Uma das principais funções deste tipo de alimento é dar uma forcinha extra para manter o metabolismo acelerado, queimando assim, algumas calorias extras. Entre os alimentos termogênicos estão o chá verde, pimenta vermelha, gengibre, canela, pimentão, linhaça, entre tantos outros.

4 – Coma proteínas e carboidratos
Como todas nós sabemos, as proteínas nos dão uma sensação de saciedade e nos deixam mais tempo sem fome. Alimentos como ovo, iogurte, queijos, carnes, legumes e suplementos podem ser seus aliados para manter o peso que você conseguiu conquistar. Mas não caia na lenda das dietas baseada somente em proteínas, pois elas estão sendo reprovadas em algumas pesquisas científicas.

Lembre-se que os carboidratos com baixos índices glicêmicos, aqueles que são absorvidos lentamente pelo organismo, são fundamentais para a manter um corpo saudável e dentro das medidas certas.

Aqui vão alguns alimentos ricos em carboidratos e com baixo índice glicêmico: soja, feijão, lentilha, grão de bico, cevada, centeio, cereja, macarrão e arroz integrais, batata doce, ervilha, abobrinha, nozes, amendoim, damasco, maçã, pêra, sopa de tomate, cenoura crua e leite.

5 – Como fibras
Além de você manter regulado seu intestino, comer fibras diariamente contribui para diminuir o colesterol ruim e aumentar a sensação de saciedade. Você pode encontrar fibras em germe de trigo, aveia, semente de linhaça, chia e, principalmente, nas frutas e vegetais. Comendo fibras, você consegue manter o peso com menos provações, comendo de tudo um pouco, claro, sem se atirar nos alimentos gordurosos não é mesmo?

O consumo destes alimentos, pode causar, no início, algum desconforto estomacal, como gases e cólicas. Para evitar, vá aumentando a quantidade consumida aos poucos. O consumo de água durante o dia, pode facilitar a ação e potencialização das fibras no organismo.
como manter o peso
6 – Coma muitas frutas e vegetais
Além de importante fonte de fibras, como já vimos anteriormente, as frutas e os legumes são ricos em antioxidantes, que combatem o radicais livres que tanto prejudicam a nossa saúde. Eles são uma rica fonte de minerais como selênio, magnésio, zinco e vanádio, que ajudam na digestão dos carboidratos, das proteínas e das gorduras.

7 – Pode comer alguma gordura sem culpa
Já ouviu falar na gordura saudável? Ela está presente nas castanhas, no abacate, no óleo de coco e no azeite de oliva e ajuda a manter o peso ao provocar uma sensação de saciedade, além de ajudar a diminuir o mal colesterol e aumentar o bom. Mas tome cuidado, porque além de fazer muito bem ao nosso organismo, esses alimentos são calóricos e devem ser consumidos de 3 a 6 colheres de sopa ao dia.

8 – Opte por alimentos integrais
Novamente estamos falando em fibras como peça importante na sua dieta. Os alimentos integrais são mais ricos e de digestão lenta, garantindo que a fome demore a reaparecer. Sempre que você for comprar ou preparar algum alimento, prefira sempre os integrais, como macarrão, arroz, farinha, pão, biscoito, entre tantos outros. Você pode até achar que os outros alimentos matam mais a fome, portanto, não trazem quase nada de nutrientes para o nosso organismo. Eles são rapidamente digeridos e metabolizados, deixado o estômago vazio mais rápido.

9 –  Beba muita água
Água é fundamental para a saúde e para manter o peso e, o melhor de tudo, não tem nada de calorias. Tome água sempre, em todos os momentos do dia. O ideal são, no mínimo, 2 litros por dia.

10 – Não exagere, principalmente no jantar
A partir das 19 horas, o metabolismo começa a diminuir e passa a queimar menos calorias. Por isso comer muito depois deste horário pode aumentar suas chances de adquirir seus quilinhos tão temidos de volta. O ideal é apostar em pratos leves, como saladas, sanduiches integrais e sopas de legumes e vegetais.
como manter o peso
11 – Não coma tudo que tiver vontade
Você não precisa ficar neurótica contado e somando calorias o tempo todo, mas vai precisar colocar um limite no que vai comer, principalmente se você acabou de sair de uma dieta bem restritiva. Uma boa dica é sempre diminuir um pouco a quantidade que vai ao prato, mesmo não sendo essa a quantia que você desejaria comer.

Desta forma você vai conseguir manter o peso sem privações, comendo de tudo um pouco. Claro que isso não significa abusar dos alimentos gordurosos. Vegetais, cereais, grãos e legumes irão fazer parte da sua vida para sempre. Se você conseguir resistir alguma coisa durante o dia, pode saber que está no caminho certo.

12 – Crie uma lista de restrições
Crie uma lista com todos os alimentos que não fazem falta na sua vida e que são grandes responsáveis para você não conseguir manter o seu peso. Itens como frituras, gorduras em geral, salgadinhos industrializados, biscoitos recheados, doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas, obrigatoriamente devem estar nesta lista.

Lembre-se que eles só devem ser ingeridos em ocasião muito especiais, ou quando você estiver com muita, mas muita vontade de comer alguma coisa deste tipo. Não esqueça que, se esta lista voltar a fazer parte do seu dia a dia, você pode recuperar os pesos perdidos em menos tempo que você poderia imaginar.

13 – Exercício físico sempre!!!
Não tenha preguiça menina! Não é porque você alcançou o seu peso dos sonhos que deve parar de malhar e se exercitar. Pois eles fazem você gastar energia e manter sua massa muscular. Você sabia que pessoas mais ativas e com mais massa muscular queimam calorias até quando estão paradas?

Você até pode emagrecer e manter o seu peso só cuidando da alimentação, mas quem faz isso aliado a uma rotina de exercícios terá muito menos trabalho para manter o corpitio em dia. As atividades aeróbias acelera o metabolismo, além de ajudar a manter o peso, te dá uma sensação muito agradável de prazer, pois ajuda, também, na liberação de endorfina. Os exercícios anaeróbicos, que utilizam carga, também são perfeitos, pois além de modelarem o corpo, fazem com que a queima de gordura seja maior ainda.

14 – Não ouça histórias de fracasso
Sempre tem aquela amiga que já passou pelo que você está passando e não conseguiu manter o peso e engordou tudo novamente. Por ela estar desmotivada, com certeza ela não te dará bons conselhos, então, se afaste o máximo que puder. Lembre-se que todo mundo consegue, só que uns precisam de mais dedicação e disciplina do que os outros, mas todos precisam de motivação e este tipo de conversinha não te ajudará em nada. Então, tampe o ouvido e continue com sua vida saudável e regrada.

Se esforce, se dedique e tenha disciplina durante todo o processo. Se você quiser saber um pouco mais sobre disciplina, leia o artigo. Mas mesmo que ele não seja fácil, e sabemos que não é, tente aproveitar o momento, aprender mais sobre alimentos, informações nutricionais, necessidades calóricas e receitas mais saudáveis. Quanto mais aprendemos, mas gostoso vai ficando esta rotina e maiores as chances de incorporarmos estes novos hábitos na nossa vida.

Nunca esqueça, o que vem rápido tende a ir rápido também. Tenha consciência que os melhores resultados são aqueles que você consegue com consistência e com o tempo necessário para ser saudável.

Bom, vou ali fazer um lanchinho e já volto.

Gostou do artigo? então compartilhe!

Shares

Artigos relacionandos

Deixe seu comentário

Receba mais dicas como essa antes que todo mundo!

Digite seu melhor e-mail abaixo e clique no botão, simples assim!

Parabéns! Agora você receberá as nossas dicas em primeira-mão!