Com certeza você deve ter aquela amiga que ama tudo que você faz, tudo que você usa, seu estilo e seu jeito. Isso pode ser até saudável, mas quando começa a fazer mal, isso pode passar a ser inveja. Saber como lidar com pessoas invejosas é fundamental.

O que você não deve imaginar é o perigo que esses tipos de pessoa podem representar na sua vida, mesmo parecendo inocente. Quando uma pessoa se sente inferior a outra, pode acabar expressando esse sentimento em forma de ódio ou inveja. Esses sentimentos não são legais e podem provocar situações desconfortáveis e fazer com que você até se sinta culpada pelo seu sucesso.

Mas como lidar com pessoas invejosas? São várias estratégias e técnicas que você pode utilizar para identificar uma pessoa invejosa e ajudá-la a superar este problema e, ainda por cima, se livrar de um problema na sua própria vida.

A palavra inveja vem do latim invídia ou in-videre, que significa vontade de não ver, ou ver enviesado. Ela é associada com a tristeza, ou pesar pelo que o outro tem ou é. Algumas características que fazem um invejoso são imaturidade, insatisfação, sentimento de inferioridade e frustração contínua.

A inveja é um sentimento que incentiva muitos crimes, as vezes confundida por injustiça, desigualdade ou ideologias, ela consegue ultrapassar todos os limites do que é viver em sociedade. Ela é um fenômeno universal e primitivo, pois podemos ver na história onde Caim matou o irmão Abel por inveja.

Muitas vezes acabamos confundindo o sentimento de inveja com o ciúmes. A ligação entre os dois não deixa de ser inevitável, mas eles não são a mesma coisa. O ciúmes é motivado por algo que se possui e que você tem muito medo de perder, enquanto a inveja é motivada por algo que não se possui mas se quer ter, ou quer que ninguém tenha. É muito fácil de confundir esses dois sentimentos, pois um pode desencadear o outro.

Inveja X Ciúmes

Percebe as principais diferenças entre a inveja e o ciúmes.

A Inveja traz sentimentos de:
• Inferioridade
• Baixa auto estima
• Vontade incontrolável de ter alguma coisa ou alguém
• Rancor
• Antipatia com a pessoa invejada
• Vontade de ter as características positivas da pessoa invejada
• Vontade de que a pessoa invejada fique sem aquilo que é cobiçado
• Acha que merece mais ter do que os outros
• Culpa por sentir inveja, não é algo que as pessoas gostam de sentir
• Desejo de obter aquilo que não tem
• Motivação para conseguir aquilo que deseja

O ciúmes traz sentimentos de:
• Medo de perder
• Medo de ser traída
• Raiva por achar que está sendo traída
• Desconfiança
• Incerteza
• Solidão
• Medo de perder, principalmente o namorado, para uma pessoa mais bonita e mais interessante
• Baixa auto estima
• Tristeza muito intensa quando perde alguma coisa
• O desejo de proteger e preservar ao máximo aquilo que tem

Como reconhecer uma pessoa invejosa

como lidar com pessoas invejosas
Mas como identificar uma pessoa invejosa dentro do ciclo de amizade ou entre as pessoas que convivemos. Às vezes elas estão bem próximas e nem percebemos. Listei algumas dicas para você reconhecer de longe uma pessoa invejosa para poder saber como lidar com pessoas invejosas e ter sucesso.

1 – Estar sempre junto
A invejosa não deixa o seu alvo nunca. Ela manda e-mail, telefona, manda áudio o tempo todo.

2 – Comparações
A invejosa está sempre se comparando a você. Se você comprar uma roupa, um carro novo ou um celular top, não importa o valor do bem, a pessoa invejosa vai comprar um exatamente igual. Na cabeça dela, o objeto que ele comprou vai ser sempre melhor que o seu, mesmo sendo igual.

3 – Falsidade
A falsidade, a dissimulação e a maldade são características típicas de uma pessoa invejosa. Ela mente, aumenta e inventa qualquer coisa, porque faz parte dela e do plano de está programando. Não tem como ser invejosa, sem ser falsa e dissimulada.

4 – Fofoca
Todas as pessoas invejosas são ótimas fofoqueiras. E não pense que são aquelas fofocas de revistas e programas de televisão que falam de celebridades, não. São fofocas planejadas e intencionais que são colocadas em prática na maior frieza do mundo.

5 – Fala mansa
As pessoas invejosas falam quase sempre no diminuitivo e com a voz mais fina, pode prestar atenção. Muitas vezes elas se revelam, também, no olhar. Quando você adquirir ou ganha algo, a invejosa vai alterar a voz em um tom agudo para elogiar, mas na verdade ela está mentindo, porque o que ela mais deseja no momento é ter um igual.

Ela pode também direcionar um olhar para o lado externo do seu corpo, porque isso é incontrolável, é uma resposta orgânica. O que pode acontecer é você não perceber no momento que isso acontece, mas de repente alguém que está perto consegue ver.

6 – Cor da pele
Você sabia que a inveja pode ser patológica? De acordo com Hipócrates, quando o grau de inveja é muito alto, a pessoa invejosa exibe uma cor amarelada na pele, tudo por causa da bílis. Esse sentimento é tão negativo que, como o corpo da invejosa está todo motivado pela inveja, ele acaba tendo uma ligação direta do cérebro com o fígado, fazendo com que ela tenha um tom de pele mais amarelada. Mas também não é somente a cor da pele, não vá pensando que todo mundo que tenha a pele amarelada é invejosa, certo? Tem que analisar todo o contexto.

7 – Ela sempre escolhe um alvo por vez
Não é muito simples para uma pessoa invejosa conseguir monitorar mais de uma pessoa por vez. Fique longe para você não ser o alvo.

Como lidar com pessoas invejosas

como lidar com pessoas invejosas
Agora que já sabemos a diferença entre a inveja e o ciúmes, precisamos saber como lidar com pessoas invejosas.

1 – Não fique ressaltando suas qualidades
Você não precisa sair gritando aos sete ventos suas qualidades, atribuições ou promoções, não é mesmo?

Pessoas negativas e invejosas só querem saber coisas de pessoas bem-sucedidas para depois desejar profundamente tudo que você tem para ela. Claro que existem pessoas que conseguem conviver com outras que são negativas e invejosas, mas a maioria se sente mal à medida que vão sendo sugadas pelas energias invejosas.

O ideal é se afastar de pessoas assim e evitar falar da sua vida íntima para qualquer um. O que somos e o que temos aparece naturalmente e é fruto dos nossos esforços. Não precisamos ser arrogantes, intimidar e humilhar ninguém, pois isso só irá atrair as inimigas de plantão.

2 – Ajude as pessoas que têm inveja
Se você é o tipo de mulher que consegue conviver com pessoas invejosas e com energias ruins, então tente ajudá-las. Se ela não quiser seguir seus conselhos, ao menos elas ficarão com vergonha quando você estiver presente, pois você está tentando ajudá-la e não deixando ela se afundar cada vez mais. E se ela conseguir seguir o que você quer mostrar, com certeza você será uma luz para ela e marcará, de forma positiva, sua vida para sempre.

3 – Seja sempre cordial
É normal você se sentir frustrado, impotente e sem saber como reagir diante de pessoas assim, portanto, para você se sentir superior a elas, você não precisa partir para a humilhação, você pode ser educada e cordial, pois a grosseria pode levar a uma discussão desnecessária e sem fundamento, pois vocês não vão chegar a lugar nenhum brigando.

4 – Saiba selecionar suas amizades
Sabemos que ter muitos amigos é muito gostoso, mas às vezes fazer amizades com todo mundo e quere estar perto de todo mundo, exige muita cautela e paciência. Se formos mais seletivas em relação às nossas amizades, talvez evitaríamos alguns problemas que as diferenças entre as pessoas podem acarretar. É preciso pensar muito bem na hora de escolher suas amizades e confiar em alguém para contar seus problemas e dramas e, também, para compartilhar das suas alegrias e conquista.

5 – Valorize sempre seus esforços
Precisamos reconhecer nossos valores pessoais, nossas qualidades e todo o esforço que fizemos diariamente para mantê-los é muito importante para conquistar cada vez Mais nossos objetivos. Ajuda a reforçar nossos sentimentos positivos e minimizar os negativos, como por exemplo, os sentimentos de culpa que muitas vezes nos rodeiam.

6 – Elogiar as invejosas
Sem usarmos da falsidade e de elogios que não são verdadeiros, procure destacar as qualidades que a pessoa invejosa possui. Você vai perceber que o benefício será em dobro. Você vai conseguir prestar mais atenção naqueles que estão próximos de você e a pessoa invejosa vai se sentir mais valorizada e reconhecida e, pode até, começar a ver qualidades em si mesma e esquecer de invejar as outras pessoas.

7 – Exercite a modéstia e a humildade
Nem sempre é tão simples ser humilde e modesto na prática como é na teoria, pois a própria posição de ser invejado, já consegue promover uma sensação de poder. Se somarmos a sensação de poder com o que realmente conquistamos de concreto, exige mais esforço e um exercício constante de humildade.

O que você faz e o que você é, não precisa ser mostrado o tempo todo, eles vão aparecer quando for preciso, quanto a isso você pode ficar tranquila.

Bom, vou ali avaliar quem são realmente minhas amigas e já volto!

Gostou do artigo? então compartilhe!

Shares

Artigos relacionandos

Deixe seu comentário

Receba mais dicas como essa antes que todo mundo!

Digite seu melhor e-mail abaixo e clique no botão, simples assim!

Parabéns! Agora você receberá as nossas dicas em primeira-mão!