Os relacionamentos em geral são complicados, pois as pessoas são diferentes e o convívio muitas vezes pode ser estressante. Existem pessoas mais fáceis de lidar e algumas um pouco mais difíceis. Mas, sem sombras de dúvidas o mais complexo é saber como lidar com pessoas difíceis.

Algumas são mais calmas, outras mais agressivas, umas alegres, outras mais tristes, não adianta, cada pessoa é uma e única, com individualidades, valores e crenças próprias. Todo mundo tem o seu carma, seja um colega de trabalho, de escola, familiar ou até mesmo o seu gato.

Pessoas difíceis são aquelas que estão sempre tentando dificultar as coisas para você e para todo mundo, não para de reclamar sobre seus problemas e coloca culpa de tudo em qualquer pessoa, menos nela mesma. Lidar com pessoas assim é igual ter uma bomba relógio nas mãos, a qualquer momento ela pode estourar.

Tipos de pessoas difíceis

Conheça alguns tipos de pessoas difíceis bem complicados de lidar. São alguns perfis psicológicos que, geralmente, temos dificuldades para conviver em harmonia. A maioria delas não tem consciência do mal que ela pode causar para as pessoas. Confira:
como lidar com pessoas difíceis
• Agressiva
Geralmente são pessoas mal-humoradas e reagem muito mal quando são insultadas e criticadas e reagem de maneira desproporcional quando se sentem injustiçada. Para acalmar pessoas deste tipo é preciso ter muito cuidado com o que fala e com a abordagem, pois é muito importante não demonstrar fraqueza na presença dela porque ela irá se aproveitar da situação para demonstrar a superioridade.

A atitude mais sensata é ser racional e manter-se equilibrada quando estiver na presença dela, pois qualquer passo em falso pode provocar sua hostilidade e agressividade.

• Reclamona
Este tipo de pessoa sempre consegue encontrar o lado negativo das coisas, culpa os outros por tudo que acontece de ruim com ela e se acha a dona da razão em todos os acontecimentos. Geralmente são pessoas muito inteligentes e podem até estarem certas sobre muitas coisas, mas o fato de não parar de reclamar torna-se impossível a convivência.

• Sempre de acordo
Este tipo de pessoa é aquela que concorda com tudo que você fala, mas quando vai agir, é tudo bem diferente. São pessoas que aparentemente estão sempre de bom humor, são bem relacionadas e estão sempre rodeadas de amigos, mas quando alguém precisa dela: cadê? Ela some! Elas precisam da aprovação das outras pessoas e vivem prometendo coisas que não podem cumprir, pois esta é uma forma que elas encontram de conseguir a amizade e a aceitação de todos.

• Sempre sabem tudo
Nesta categoria podemos encontrar dois tipos de pessoas: aquelas que acham que sabem tudo, mas que na verdade não sabem nada; e aquelas que realmente sabem muitas coisas. No primeiro perfil, a estratégia para lidar com elas é só argumentar e mostrar onde elas estão erradas.

Como outros perfis, elas estão sempre buscando a aceitação das pessoas que convivem e são completamente inconscientes de sua ignorância. No segundo perfil, a pessoa realmente é muito inteligente, mas age como ar de superioridade, pois acredita que é sempre melhor que os outros e fazem questão que as outras pessoas se sintam burras perto delas.

Elas costumam ser completamente independentes e não aceitam a ajuda e nem opinião de ninguém, além de muito teimosas. Em geral elas são autoconfiantes e gostam de ser assim, pois não tem vontade de mudar.

• Pessimista
É o perfil das pessoas que parecem estar constantemente irritadas com o universo. Elas nunca conseguem ver o lado positivo das coisas, só enxergam os obstáculos, as complicações e o contras de tudo. O perigo da convivência com elas é que esta negatividade pode contaminar todo mundo, além de induzir ao ceticismo.

• Indecisa
As pessoas que tem a personalidade indecisa são muito reflexivas e têm muita dificuldade para tomar decisões por que sentem muito medo. Neste caso é importante facilitar a comunicação entre elas para incentivar uma decisão.

Como lidar com pessoas difíceis

Embora seja muito difícil conviver com elas, separei algumas dicas que vão te ajudar a saber como lidar com pessoas difíceis e melhorar a convivência entre vocês.
como lidar com pessoas difíceis
1 – Conhecer os limites
Conviver com pessoas difíceis exige identificar quem são elas e onde estão e, ainda, descobrir até que ponto você consegue aguentá-la. A ajuda de um profissional pode ajudar bastante para um melhor autoconhecimento.

Quando conseguir descobrir os limites de sua paciência, o melhor a fazer é tentar direcionar as situações para só depois falar alguma coisa ou tomar uma atitude. Assim, você poderá manter uma possível relação com pessoas mais difíceis. Mas não esqueça que isso nem sempre é possível.

2 – Saber a hora de sair fora
Uma coisa é certa: pessoas difíceis criam situações difíceis e tenho dito! Em algumas vezes, não tem possibilidade de seguir a convivência. Em casos assim, as pessoas costumam se tornar ofensivas e agressivas, tornando a relação até mesmo perigosa.

Este tipo de relação não deve ser aceitar, pois é muito fácil você perder o controle da situação. Quando isto acontece, não tem saída, o negócio é cair fora e acabar com esta relação. Mas cuidado, é muito importante que essa saída seja feita com cuidado e muita delicadeza para não piorar a situação.

3 – Saber resistir às tentações
Pessoas difíceis têm o hábito de provocar outras pessoas e criar situações desagradáveis no círculo que frequenta, até aquelas que nem estão na conversa. Neste caso você precisa ser muito controlada para não se meter em discussões com este tipo de pessoa.

Sabemos o quanto isso pode ser difícil, pois é preciso ter ciência que se você ficar se justificando, argumentando, se defendendo ou explicando o que você pensa, pode ir parando, pois isso é bem o que ela quer que você faça. Prefira sempre fugir da discussão.

4 – Saber questionar
As pessoas difíceis estão acostumadas a só ver o lado negativo das coisas e tratar muito mal as outras pessoas que nem percebe que estão fazendo isso. Uma boa estratégia é questionar, com muito cuidado, o porquê de tanta hostilidade.

Como confrontar com estas pessoas não é recomendável, tudo deve ser feito com muito respeito. Não deixe parecer que você está cobrando, apenas tente se aproximar e mostrar os problemas que talvez ela não esteja vendo ou não querendo ver. Se você agir com carinho, pode ser que ela aceite e seja mais acessível.
como lidar com pessoas difíceis
5 – Saber a hora de ignorá-la
As pessoas difíceis querem atenção, então quando elas perceberem que você não está dando a atenção que elas querem, irão partir para outra vítima. Quando ela está te incomodando, o melhor a fazer é ficar fora do caminho e evitar falar com ou sobre elas.

Procure não dar atenção para as pessoas difíceis, faça o máximo para poder evitar irritar uma pessoa assim ou fazer com que ela perca a calma, isso só vai criar uma situação inconveniente.

6 – Ser compreensivo
É necessário ter muita paciência para compreender e buscar entender os motivos que este teu amigo seja tão difícil assim. Parece um absurdo, mas é importante, pois ele pode estar sofrendo um problema passageiro e logo que ele resolva, volte a ser uma pessoa legal.

Lembre-se que a atitude dessas pessoas podem ser justamente estes problemas que elas estão passando. Por isso respeite e tente compreender esta situação, não piorando a situação você já estará ajudando bastante.

7 – Ser paciente
Quando se trata de pessoas com gênios difíceis de lidar, a paciência é um exercício necessário. A estratégia é manter a tranquilidade e não agir pela emoção e nem no reflexo. Seja sempre gentil, pois pessoas que não buscam harmonia não sabem lidar com pessoas amáveis, na verdade elas não se sentem capazes de agradar ninguém e estas ações fazem com que elas percam o rebolado.

8 – Não fique na defensiva
Você precisa se manter calma quando estiver discutindo com uma pessoa difícil, pois você nunca vai vencer uma discussão com ela. Na mente dela, o problema está com você e nada do que você falar vai convence-la. Uma boa dica é pensar bem no que vai falar e se realmente este é o objetivo da conversa, não reaja impulsivamente, pois você não precisa entrar no mesmo jogo dela.
como lidar com pessoas difíceis
No fim, acredito que só existe um motivo para não julgarmos os atos dos outros, buscar não cometer os mesmos erros. Assim, sempre que nos depararmos com pessoas difíceis, o melhor a fazer é uma autoanálise, perguntando para nós mesmas: será que eu também não sou assim?

Será que também sou uma pessoa difícil e não sei? Muitas vezes o que nos incomoda nos outros, pode ser aquilo que não gostamos em nós mesmo. Tente se conhecer melhor e refletir em cima de como você vem agindo com você e com as outras pessoas.

Não tenha medo nem vergonha, se precisar de ajuda, peça! O mais importante é sempre querer ser ma pessoa melhor. Com isso vamos percebendo que os bons relacionamentos podem gerar satisfação e bem-estar, além de bons sentimentos com nós mesmos.

Bom, vou ali me analisar e já volto!

Gostou do artigo? então compartilhe!

Shares

Artigos relacionandos

Deixe seu comentário

Receba mais dicas como essa antes que todo mundo!

Digite seu melhor e-mail abaixo e clique no botão, simples assim!

Parabéns! Agora você receberá as nossas dicas em primeira-mão!