Saber como lidar com a rejeição não é uma coisa simples, o ideal e mais saudável seria aceitar que a rejeição faz parte da nossa vida e que precisamos encontrar o caminho certo para tentar novamente, mesmo que a primeira tentativa tenha sido frustrante e dolorida.

Mesmo que não seja a nossa intenção, qualquer tipo de rejeição, seja ela amorosa, no trabalho, com amigos, ou com qualquer outra coisa acaba afetando o nosso bem-estar e a nossa felicidade. A rejeição não é algo bom e as vezes não conseguimos entender porque ela acontece, mas ela jamais poderá ser algo que acabe tirando sua vontade de viver e ser feliz.

E não adianta, mesmo sendo uma situação muito difícil, a rejeição precisa ser recebida com muita naturalidade. Todas as pessoas, em um determinado momento da vida, serão rejeitados e rejeitarão algo ou alguém. Tudo isso acontece porque temos liberdade e poder de escolha dos nossos atos.

Não é porque você foi rejeitada que você seja ruim ou que tenha menos valor que as outras pessoas. E isso não é motivo para vergonha ou depressão, muito pelo contrário, significa que você possui a capacidade de se envolver com as coisas.

Por outro lado, a rejeição é bastante poderosa e causa muita dor. As pessoas que são rejeitadas deixam de fazer muitas coisas com medo de ser rejeitadas novamente e sofre outra vez. E quando isso acontece, costuma deixar marcas profundas na sua autoestima, principalmente quando esta rejeição aconteceu na infância e irá influenciar o seu comportamento pelo resto da sua vida, caso você não faça um tratamento adequado para se livrar deste mal.

Dicas de como lidar com a rejeição

Separei algumas dicas para você enfrentar este problema e saber como lidar com a rejeição, seja ela qual for.
como lidar com a rejeição
1 – Tenha um período para o sofrimento
Com certeza você se sentirá a última pessoa do mundo logo após uma rejeição. Claro que você tem o direito de ficar chateada e triste por isso e, na verdade, é até bom você tirar um tempinho para sofrer e entender bem a situação.

Cuide para não exagerar e passar dias e semanas trancada dentro de casa mergulhada no sofrimento, isto só fará você se sentir pior ainda e demorar mais tempo para voltar a vida normal.

2 – Converse com um amigo
Falar com um amigo ou amiga de confiança é sempre uma boa opção. Isso não quer dizer que você tenha que ficar alugando as pessoas e ficar reclamando do seu problema o tempo todo, pois isto irá mostrar a sua fragilidade e que você não consegue lidar com os problemas da vida.

O amigo certo para conversar nesta hora tem que ser aquele que irá te falar a verdade e não falar somente o que você quer ouvir. Assim ele poderá te ajudar a encontrar o erro para que você consiga melhorar na próxima tentativa. Tenho certeza que ele te ajudará a cuidar do seu momento de sofrimento e não te deixar cair na depressão.

Resista ao impulso de ficar contando para todo mundo o que aconteceu. A necessidade de ficar desabafando com todos e ouvindo várias opiniões, mostra um transtorno interno. Já está claro que ninguém pode curar sua dor a não ser você mesmo.

3 – Aceite
Aceitar a rejeição logo no início será mais fácil de superá-la e te dará oportunidade de correr atrás mais rapidamente de uma nova oportunidade.

4 – Não leve para o pessoal
Não leve a rejeição para o lado pessoal e lembre-se que ela não diz nada sobre ninguém. Ser rejeitado faz parte da vida, independente do motivo e da pessoa que a fez.

Já sabemos que a rejeição não é contra você e sim contra algo que inclui você, portanto, nada de culpar alguém por isso, pois a culpa é da situação, do momento, do acontecimento.

Não tome a rejeição como se tivesse algo errado com você. Lembre-se que as pessoas fazem suas próprias escolhas em ciam das suas razões. Você não precisa ser aceita e nem aprovada por todos par ser feliz, não é mesmo?
como lidar com a rejeição
5 – Não se apoie em redes sociais
Resista a tentação de ficar nas redes sociais falando das suas frustrações e de suas indignações. Evite ficar postando frases prontas de decadência e decepção. Em um futuro bem próximo este tipo de postagem pode te prejudicar.

6 – Aprenda a encarar a rejeição
Pessoas que falam sobre “ser rejeitado” costumam se sentir piores com a rejeição, do que aquelas que se concentram somente na situação e não nas pessoas.

Ao invés de você ficar olhando para trás a porta que se fechou, olhe para as infinitas possibilidades que podem estar se abrindo para você. Mas não esqueça que você só irá conseguir enxergar, se olhar para frente, para o presente e para o futuro, pois o passado já era, agora é só o aprendizado que ele deixou é que vai valer.

7 – Aproveite para seguir em frente
A pior coisa é ficar sem sabe se alguém está à favor ou contra você e seus planos. Neste caso, melhor que seja rejeitado, só assim você poderá ter liberdade para procurar uma nova oportunidade.

Aproveite este momento para iniciar um novo projeto que você vem adianta há tanto tempo. No momento que você se voltar para novas oportunidades que te tragam satisfação pessoal, você conseguirá superar o sentimento de rejeição mais facilmente.

8 – Melhore sua autoestima
Use o momento para dar um up grade total em você como pessoa e como mulher. Cuide de você, da sua parte interna e externa e verás como isso faz bem a autoestima e aumenta a sua autoconfiança. Comece a meditar, mude o cabelo, o estilo de vida, de roupas, faça um hobbie diferente, faça coisas que sempre teve vontade e ficou adiando.

Para entender melhor sobre autoestima, leia este artigo.

9 – Acredite em você
Acredite na sua capacidade de se renovar e superar estas coisas que acontecem no decorrer da nossa vida e que nos causam tanto sofrimento. Aprenda e cresça com todas as experiências da vida, principalmente as ruins e as rejeições que vamos nos deparando. Tenho certeza que este é o caminho para uma maior maturidade emocional.

10 – Seja sábia
Tome esta postura diante à rejeição. Se você não usar a sabedoria você acaba se bloqueando. Lembre-se que ninguém está te rejeitando, você que está fazendo isto a si mesma. O melhor a fazer neste momento é decidir rejeitar a rejeição e aprender a aproveitar a vida.
como lidar com a rejeição
11 – Fale bem de você mesma
É bem mais fácil falarmos bem de outra pessoa do que nós mesmas, não é mesmo? Há algo que nos bloqueia, que não nos deixa falarmos das nossas qualidades. Pense em seus pontos fortes, em seu potencial e em tudo aquilo de bom que você tem e fale para os outros. Quem se valoriza e fala de si mesma, não sofre com as rejeições e a supera bem rapidinho.

12 – Julgue-se
A rejeição também está ligada com a autocrítica. Devemos sempre nos avaliar para podermos evoluir e ser cada dia melhores. Pensar no que temos feito de ruim e como devemos proceder, não pode nunca sair do nosso pensamento.

13 – Não desconte em outra pessoa
Com a dor da rejeição, muitas pessoas acabam descontando suas mágoas nas outras pessoas. Um dos principais motivos disto acontecer é porque a pessoa rejeitada precisa de atenção e acaba exigindo isso dos outros. O que ela não sabe é que isso pode causar mais rejeição e isolamento, portanto, muita calma nesta hora.

14 – Um remedinho pode fazer bem
Tomar um remedinho não quer dizer que você deve se dopar com remédios controlados e para depressão que só podem ser receitados pelo médico, estou falando de um analgésico que você já está acostumada a tomar normalmente. Você pode até não acreditar, mas pesquisas comprovam que a dor emocional passa pelos mesmos caminhos da dor física, por isso um analgésico vai te ajudar neste momento.

15 – Mantenha-se saudável
Não é porque você está triste e desanimada que vai deixar de comer, não é mesmo? Coma, e coma muito bem. Prefira os alimentos mais saudáveis e que possam te dar mais energia. Pratique exercícios físicos, pois eles têm o poder de liberar os analgésicos naturais do corpo.

Não exagere nas bebidas alcoólicas e substâncias perigosas. Uma boa dica é praticar atividades físicas que envolvem uma certa agressividade, como kick boxing, caratê, box e muay thai, assim você pode descontar sua raiva nos exercícios.

Mas como saber lidar com a rejeição basta? Quando vou me sentir melhor? A dor da rejeição tem cura? Ela passa um dia?

Tudo vai depender de você mesma. Quanto mais tempo você demorar para curar sua ferida, mais ela vai doer. Lembre-se que uma ferida curada vira cicatriz e uma cicatriz não dói, só deixa a marca. Se você não conseguir sozinha, não tenha medo de procurar ajuda, de buscar um profissional que possa te auxiliar e fazer superar esta fase.

Bom, vou ali pensar em mim e esquecer a rejeição e já volto.

Gostou do artigo? então compartilhe!

Shares

Artigos relacionandos

Deixe seu comentário

Receba mais dicas como essa antes que todo mundo!

Digite seu melhor e-mail abaixo e clique no botão, simples assim!

Parabéns! Agora você receberá as nossas dicas em primeira-mão!

Receba mais dicas como essa antes que todo mundo!

Digite seu melhor e-mail abaixo e clique no botão, simples assim!

Parabéns! Agora você receberá as nossas dicas em primeira-mão!