Cabelo reto, brilhante e liso sempre foi tendência em qualquer lugar do mundo, já que fica bem em qualquer tipo de rosto. Saber o segredo de como deixar o cabelo mais liso é  essencial.

Que mulher não sonha em ter os cabelos lisos e escorridos? Que mulher não sonha em se livrar das batalhas diárias contra os fios rebeldes difíceis de domar? O sonho de ter cabelo liso vem dessa facilidade que ele traz na hora de cuidar, diferente dos outros tipos de cabelo que exigem muito mais cuidados, mais produtos e muito mais tempo.

Mas como deixar o cabelo mais liso? Neste artigo vou trazer dicas simples que podem ser feitas em casa e procedimentos mais complexos que você deverá fazer com um profissional. O importante é deixar seu cabelo bem lisinho do jeito que você deseja.

Os cabelos lisos precisam somente de uma escovadinha básica para ficar lindos e prontos para qualquer ocasião como uma festa, um evento ou para sair linda mesmo. O que poucas mulheres sabem é que dá para ter um cabelo liso sem precisar recorrer aos alisamentos e produtos químicos.

Até aquelas mulheres que foram abençoadas com os cabelos escorridos tem aquele dia que ele resolve acordar mais rebeldes e que precisar dar uma domadinha nas madeixas.

Como deixar o cabelo mais liso em casa

como deixar o cabelo mais liso
1 – Lavar corretamente

Antes de qualquer coisa você precisar lavar seus cabelos corretamente. Comece com um shampoo antiresíduos, que irá eliminar todos os cremes e finalizadores usados anteriormente. Uma outra opção é usar um shampoo específico para o seu tipo de cabelo, deixando-o mais leve e menos embraçado com o passar dos dias. Outra dica importante é evitar o uso exagerado de condicionador, assim o cabelo fica mais leve.

2 – Secar corretamente
Quando for usar o secador, use-o com muita calma e de preferência na temperatura morna ou fria. A temperatura muito quente deixa os cabelos opacos, porosos e armados. Use sempre o secador na posição de cima para baixo sempre passando o pente para ir alinhando os fios e deixando-os lisos.
para turbinar o efeito liso, use uma escova com cobertura de alumínio, que absorve o calor do secador e facilita o seu trabalho.

Depois de finalizar a secagem, o último jato com o secador deve ser frio, esse truque acaba com os fios arrepiados e dá mais brilho aos cabelos.

Se você tem cabelos oleoso, lembre-se que ele não combina com o uso constante do secador, pois, o ar quente estimula as glândulas sebáceas, que pode aumentar a oleosidade e causar caspa.

3 – Escolha a escova certa
Quem deseja os fios retos, deve prestar atenção na escova de cabelos que está usando. As escovas redondas, geralmente usadas em salão de beleza, criam uma leve ondulação nas pontas do cabelo dando um acabamento com movimento. Para as que sonham com um liso impecável, é usar sempre escovas retas, conhecidas como raquete.

4 – Use a chapinha corretamente
A utilização da chapinha depois da escova deixa o cabelo mais liso ainda, portanto tem alguns cuidados que devem ser tomados. Antes de começar o processo passe um protetor térmico para proteger os fios. Use sempre um pente para passar as mechas na chapinha, isso irá evitar que a oleosidade das mãos passe para o cabelo.

No final de cada mecha, vire a ponta do cabelo para dentro ou para fora, assim ele não ficará espetado e ficará com um aspecto mais natural. Para finalizar não esqueça de usar produtos como silicone e produtos modeladores para deixar seu cabelo mais liso e brilhante. Esses produtos também vão ajudar a proteger os fios das agressões diárias.

Soltar a raiz do cabelo também é um outro segredo para deixar o seu liso mais natural. Depois de fazer a chapinha vire a cabeça para baixo e agite o secador perto da raiz por alguns segundos, depois é só ajeitar os fios com as mãos ou um pente de dentes largos.

5 – Cabelo liso e limpo o dia todo
Depois de todo o processo de alisamento, é possível que você note um aumento de oleosidade dos fios, o que é bem normal. Se ao longo do dia essa oleosidade causar aspecto de sujo, uma boa dica é usar um shampoo seco.

6 – Aumente a duração da escova
Se você quer que sua chapinha ou escova dure mais tempo, na hora do banho invista em uma toca de plástico para deixar os cabelos isolados e não pegarem umidade. Uma outra dica bem importante é dormir com os cabelos presos em coques ou toucas feitas com grampos.

7 – Hidratação intensiva
Para realizar uma hidratação profunda do cabelo, o mais recomendado pe fazer uma máscara  de abacate nos fios. Para preparar o creme, basta misturar um abacate amassado em meio copo de azeite morno. Depois que a mistura estiver pronta, basta aplicar por toda extensão dos fios, com uma leve massagem sem encostar na raiz.

Deixe descansar por vinte minutos e então lave o cabelo normalmente como você costuma lavar. Após a hidratação o cabelo vai ficar mais sedoso e liso.

Como deixar o cabelo mais liso com um profissional

como deixar o cabelo mais liso
1 – Escova progressiva
Este tipo de tratamento é indicado para cabelos afros ou muito cacheados, pois ela reduz o volume dos cabelos e ajuda a domar os cachos. Ela possui um efeito progressivo, alisando cada vez mais a cada aplicação, que deve ser feira a cada três meses, tempo que a raiz leva para crescer.

2 – Escova definitiva
Com este tipo de tratamento, os cabelos não perdem o efeito liso conforme vai sendo lavado, pois ele somente vai sair quando os fios forem crescendo. Esta escova dura mais tempo que a progressiva, em torno de seis meses, pois os produtos mudam a estrutura interna dos fios. Uma dica importante é só fazer este procedimento se o seu cabelo estiver saudável e hidratado, caso contrário, cuide primeiro dele e depois faça a definitiva.

3 – Escova marroquina
Para fazer este tipo de alisamento você precisa usar um neutralizador que permite que você prenda e lave os cabelos no mesmo dia do procedimento, diferente das técnicas comentadas anteriormente. A fórmula combina formol, queratina, argila e cacau e o efeito pode durar até três meses.

4 – Escova de chocolate
Nos cabelos muito crespo essa técnica ajuda a domar os fios e definir bem os cachos. Já nos cabelos ondulados ela pode trazer um liso bem escorrido. Quem já possui cabelos lisos, vai obter um resultado de cabelos hidratados, revitalizado e com menos volume. É o tipo de alisamento que deixa o cabelo com o aspecto mais natural e também dura em torno de três meses.

5 – Escova inteligente
Indicada para todos os tipos de cabelo, esta escova deixa os fios mais finos e os ondulados, mais lisos. Nos cabelos crespos e armados, esta técnica reduz o volume de uma forma bem significante.

O tratamento tem um efeito de quatro meses e o seu princípio ativo é a base de tioglicolato de amônia.

O tratamento começa lavando o cabelo com shampoo de limpeza profunda e em seguida o produto é passado mecha por mecha e a escova e a chapinha são feitas para selar a cutícula. Este método permite que o cabelo seja lavado no mesmo dia.

6 – Relaxamento
Os cabelos mais armados, crespos e com frizz são os tipos mais adequados para fazer o relaxamento. No caso dos cabelos crespos e armados, os cachos irão ficar mais soltos e definidos com o volume reduzido. Se os fios forem ondulados, ele ficarão completamente lisos.

O efeito deste procedimento é um pouco mais prolongado, de seis a oito meses, mas ao longo deste tempo o relaxamento pode exigir uma manutenção de retoque da raiz à medida que os fios forem crescendo.

O princípio ativo é a amônia, o hidróxido de guanidina ou de sódio e possui um tratamento bem parecido com o alisamento, só que menos agressivo aos cabelos.

7 – Alisamento fotônico
Este alisamento também é indicado para todos os tipos de cabelo, tornado lisos e com mais balanço os cabelos ondulados e elimina o volume dos crespos e armados. Ele tem um efeito definitivo, só pé preciso fazer retoque da raiz de quatro em quatro meses.

O tratamento começa com a lavagem dos fios com um shampoo de limpeza profunda e em seguida a aplicação do produto. Com uma luz fotônica de cor azul é potencializada a absorção do produto, fazendo-se durante o processo uma nanoqueratização, que é responsável por repor a queratina e reconstruir a fibra capilar, tornado os cabelos vibrante, macios e lisos.

Fique ligada

É proibida pela Vigilância Sanitária Brasileira a concentração acima de 0,2% de formol no composto de produtos para alisamento dos cabelos. Nunca se esqueça de se informar com um profissional sobre o assunto, pois o excesso do formol pode prejudicar seus cabelos e a sua saúde.

Por isso sempre é bom procurar um profissional de confiança para cuidar de suas madeixas e te indicar o melhor tratamento para você saber realmente como deixar o cabelo mais liso e saudável.

Bom vou ali fazer uma escovinha básica e já volto

Gostou do artigo? então compartilhe!

Shares

Artigos relacionandos

Deixe seu comentário

Receba mais dicas como essa antes que todo mundo!

Digite seu melhor e-mail abaixo e clique no botão, simples assim!

Parabéns! Agora você receberá as nossas dicas em primeira-mão!