A insegurança é um fator que faz parte da vida de qualquer pessoa. Ela é uma forma natural de experimentar e entender se as direções que tomamos na vida serão bem-sucedidas ou terão um final não tão feliz assim. Mas se não descobrirmos como deixar de ser insegura acabamos, involuntariamente, limitando a capacidade de aproveitarmos alguns bons momentos da nossa vida.

Insegurança é um estado emocional no qual as pessoas apresentam um sentimento de incapacidade e inferioridade super alto, sentindo que não é boa o suficiente para realizar algum desafio, ou até mesmo para ser amada, aceita ou reconhecida pelas pessoas. A insegurança traz um sentimento de não merecimento, por mais que a realidade e todo mundo sempre te mostre o contrário.

A insegurança emocional é resultado do medo de fracassar, de se frustrar, de desistir, de ser rejeitado, de ouvir críticas ou de perder alguém importante. A insegurança é um medo que não deixa de ser uma proteção para nós, mas muitas vezes pode nos paralisar ou impulsionar para enfrentar determinadas situações. Este sentimento é considerado negativo, pois nos impede de desfrutar a vida e gera sentimentos de desconforto e medo.

Como identificar se sou insegura?

Mas será que eu realmente sou insegura? Como descobrir se o que eu sinto é insegurança? Como vou identificar este sentimento dentro de mim?

1º – Tente avaliar o tipo de conversa que se desenrola em sua mente. Conversar consigo mesmo pode ser algo produtivo se o foco desta conversa for coisas positivas, pois julgar-se demais não faz bem para você. Se você fizer um autojulgamento excessivo, você corre o risco de produzir uma representação injusta de si mesmo, prejudicando o seu humor, motivação e visão da vida.

Uma boa dica é se olhar no espelho logo que acordar e falar para você mesmo três coisas que gosta em você, pois quanto mais apontar o positivo, maiores são as chances de calar a voz da insegurança dentro de si.

2º – Algumas situações sociais fazem com que as pessoas se sintam ansiosas e inseguras. Você percebe que você tem dificuldades de conversar em festas ou de falar na frente de outras pessoas? Quando não nos sentimos confiáveis com uma habilidade, acabamos ficando mais inseguras.

3º – Peça retorno das outras pessoas, pois nem sempre temos consciência de como estamos nos comportando e a opinião de uma pessoa de confiança pode ser bastante útil. As pessoas mais próximas e que estão vendo de fora a situação, tem a capacidade de notar quando você está mais quieto ou travado em diversas e determinadas situações.

Como deixar de ser insegura?

Mas não se preocupe, se você é uma pessoa insegura você não precisa ser assim para sempre, você pode aumentar a sua autoconfiança e acreditar em sim mesmo, se assim você quiser e você quer, não é mesmo? Vou listar algumas recomendações que lhe ajudarão a descobrir como deixar de ser insegura. Confira:
como deixar de ser insegura
1 – Aumente sua autoestima
É muito importante você perceber como está a sua autoestima e fazer uma análise de como você se enxerga, se consegue reconhecer suas fragilidades e capacidades, além de gostar de si mesma, de quem você é e de quem você se tornou. Se você não é capaz de se aceitar e não tem segurança sobre suas ações, está na hora de mudar este quadro.

É muito comum as pessoas não valorizarem os seus talentos e características boas, mas se você conseguir fazer isso você poderá usar esses fatores sempre que se sentir insegura, pois você vai lembrar dos seus valores e importância.

Para trabalhar a sua autoestima você precisa pensar em todos os aspectos positivos da sua vida, em todos os projetos e em tudo aquilo que você é. Você precisa alimentar as coisas positivas e trabalhar as negativas para que um dia elas também se tornem positivas. Tenha claro em sua mente que se você melhorar a sua autoestima, tudo melhorará em sua vida.

Uma boa dica é anotar seus pontos fortes em um papel. Escreva tudo aquilo que a faz se sentir mais forte e capaz e leia sempre que a insegurança bater.

Para saber mais sobre autoestima, clique aqui e confira essas dicas.

2 – Mantenha a calma
Já que temos a consciência que a nossa autoconfiança está baixa, o nosso corpo também vai entender esta situação e vai responder com ansiedade. Quando sentimos ansiedade, acabamos por sofrer por antecedência sempre que alguma coisa vá acontecer.

A excitação, tensão e ansiedade vão aumentando, podendo atingir níveis que prejudicam na clareza dos pensamentos. Em uma situação normal do cotidiano, quando percebemos nosso corpo está em um estado de alerta elevado, começam sensações de incapacidade de lidar com algumas situações.

O que você precisa neste momento é acalmar-se. Aprenda a relaxar. Invista alguns momentos do seu dia para manter seu corpo e sua mente mais calmos. Ouça uma música, leia um livro, ande, corra, faça meditação ou qualquer outra coisa que te faça diminuir o estresse, pois o estresse excessivo faz você diminuir a segurança em si mesma.

3 – Reveja suas crenças
Tente identificar quantos sonhos e desejos você deixou de realizar por medo e por se sentir incapaz de seguir à diante. Tente aprender com os erros, reveja e estude quais foram os pensamentos que te fizeram se limitar. Pense e tente lembrar onde nasceram essas crenças limitantes e quem disse a você essas coisas.

Aproveite para lembrar também os momentos nos quais você foi vitorioso e opte por desconstruir essas crenças que paralisam sua vida e podem prejudicar novamente projetos futuros.

Depois de fazer tudo isso, é só não repetir esse tipo de pensamento na próxima vez que isso acontecer e agir de uma forma diferente. Perceba que a insegurança pode ser apenas uma forma de pensar e você pode substituir por crenças positivas e realizadoras na sua vida.
como deixar de ser insegura
4 – Seja positiva
Geralmente as pessoas mais felizes são mais autoconfiantes. Além disso, elas tendem a ter uma vida social mais ativa, pois todo mundo quer estar perto das pessoas positivas, não é mesmo?

Para você ser mais positiva, você precisa começar a memorizar o tipo de discurso que você tem consigo mesma. Depois é só melhorar o seu diálogo interno, falando sempre coisas construtivas, orientadas para solução e para os objetivos que pretende alcançar. Aos poucos você vai substituindo seus pensamentos negativos por pensamentos e atitudes positivas e isso te fará uma pessoa mais confiante.

5 – Questione sua insegurança
Avalie todas as situações que lhe trazem sentimento de insegurança. Avalie cada situação e tente entender se você realmente tem motivos para se sentir insegura e o que poderia acontecer se você enfrentasse esse medo e fosse em frente.

Você vai perceber que muito dos seus medos não são reais e os que são, são bem menores do que você pensava que eles eram. Tenho certeza que você vai perceber que o seu medo de fracassar é bem menor do que as consequências de fugir de algumas situações. Não esqueça que, além da possibilidade de superar um medo, você sempre poderá ter um aprendizado que servirá para as próximas experiências.

6 – Autoconhecimento
Se conhecer permite que você tenha uma visão clara de como você funciona e de como você pode reagir em cada situação que a vida pode lhe apresentar. O autoconhecimento é o principal combustível para você se libertar dos processos inconscientes e agir fazendo escolhas mais conscientes na sua vida.
como deixar de ser insegura
7 – Seja decidida
As pessoas confiantes são também muito decididas. Toda vez que você hesita, você passa uma imagem de pessoa insegura e indecisa. Mesmo não estando totalmente seguro que vai dar certo quando for fazer algo, faça com toda a motivação possível e encare o desafio de forma positiva. Quanto mais você hesitar, mas inseguro ficará. Às vezes agir de imediato aumentará as suas chances de ser bem-sucedida.

Pedir para alguém agir decididamente quando esta pessoa tem uma baixa autoestima, pode parecer impossível, mas não é. Se conseguir ficar calma, com uma atitude positiva, reforçando essa atitude com um discurso agressivo e munido de estratégias positivas, certamente você irá conseguir ser mais decidida. Nas primeiras vezes você poderá não ter bem o resultado que espera, mas tudo vai depender da prática, por isso tente até conseguir aplicar as estratégias aprendidas.

8 – Não desista
As pessoas confiantes não têm o hábito de desistir, ao menos elas não têm a possibilidade de desistência na sua mente. Tenha sempre em mente que dificuldades e medo de realizar as coisas todo mundo tem, o que difere é a atitude que cada pessoa adota em frente às dificuldades.

Você pode fazer e conseguir qualquer coisa se manter seus objetivos. Se você quiser deixar de ser insegura, você nunca pode desistir de seus objetivos até alcançá-los. Desenvolva um pensamento permanente de não desistir facilmente e persistir perante todas as dificuldades. Assuma a responsabilidade da sua vida e não abra mão de algo que é importante para você.

Sabemos que até as pessoas mais confiantes às vezes se sentem inseguras diante de algumas situações.

Saiba que como deixar de ser insegura é um processo que vai demandar tempo, persistência e paciência. Concentre-se todos os dias em ser mais confiante do que ontem e assim você irá aumentando sua segurança e diminuindo sua insegurança.

Bom, vou ali fazer uma autoanálise e já volto.

Gostou do artigo? então compartilhe!

Shares

Artigos relacionandos

Deixe seu comentário

Receba mais dicas como essa antes que todo mundo!

Digite seu melhor e-mail abaixo e clique no botão, simples assim!

Parabéns! Agora você receberá as nossas dicas em primeira-mão!