São vários os benefícios do chocolate para a saúde do corpo, pele e até dos cabelos. Desde que se tenha controle e não abuse o chocolate pode ser muito bem-vindo!

Comer chocolate é uma delícia, mas vivemos ouvindo o papo que chocolate provoca acne, faz mal para a pele e engorda. Mas você sabia que o consumo moderado pode oferecer uma lista enorme de benefícios para a sua saúde e beleza? Em relação a acne, não existe nenhum estudo que prove que o chocolate pode ser causador. O que sabemos é que as espinhas aparecem quando temos uma dieta rica em carboidratos de altos índices glicêmicos, como doces, pães e biscoitos.

O chocolate é rico em antioxidantes e possui ação umectante sendo eficaz para amaciar a pele e o cabelo e por isso é comum encontrar cremes hidratantes com este ingrediente.

Um dos grandes benefícios do chocolate é fornecer energia ao organismo, porque ele é rico em calorias, mas como existem vários tipos, com variadas composições, os benefícios para a saúde também são muitos distintos.

Trinta gramas de chocolate têm em média 120 calorias. Para que estas calorias não se tornem gorduras acumuladas, o ideal é comer no café da manhã ou no máximo como sobremesa após o almoço, pois assim, estas calorias serão gastas durante o decorrer do dia.

Primeiro precisamos conhecer as diferenças que cada tipo de chocolate tem para então entender seus benefícios.

  • Chocolate branco – não tem cacau em sua composição e tem mais açúcar e gordura do que os outros.
  • Chocolate ao leite – é o mais consumido e tem alguma quantidade de cacau, além de leite e açúcar.
  • Chocolate meio amargo – é aquele que tem de 40 a 55% de cacau na sua composição e ainda traz uma pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar.
  • Chocolate negro ou amargo – esse é o tipo que mais tem cacau, entre 60 a 85%, e ainda traz uma quantidade de açúcar e gordura bem pequena.

Saiba que quanto mais cacau o chocolate tiver, mais benefícios ele trará para a saúde, por isso os benefícios do chocolate meio amargo e negro são maiores.

Vamos conhecer alguns benefícios que o chocolate pode trazer para as nossas vidas e conviver com ele sem culpa alguma.beneficios do chocolate1 – Alivia o estresse
O chocolate amargo pode aliviar o estresse e levantar o humor, pois ele ajuda a aumentar os níveis neurotransmissores da serotonina que age como um antidepressivo natural.
Uma pesquisa realizada na Suíça confirmou que o produto químico presente no chocolate tem um papel importante na melhora da disposição das pessoas mais estressadas.

Eles descobriram que comer cerca de 1,4 ml de chocolate amargo diariamente durante duas semanas pode reduzir os níveis de hormônios em pessoas muito estressadas. Além disso, o chocolate contém magnésio que ajuda a combater a fadiga, depressão e irritabilidade.

2 – Proporciona sensação de bem-estar
O alimento possui neurotransmissores que estão relacionados com o relaxamento e redução da ansiedade. Alguns cientistas afirmam que o chocolate é capaz de aumentar a produção de endorfina e dopamina, que estão relacionadas a sensação de bem-estar.

3 –  Funciona como afrodisíaco
Outro complemento que melhora o humor encontrado no cacau é a feniletilamina ou PEA, que provoca a liberação de endorfinas e neuroquímicos agradáveis. Estes elementos são liberados naturalmente pelo nosso corpo quando estamos apaixonados e durante as atividades sexuais. O único outro alimento que contém PEA são algas-azuladas, que é muito difícil de ser encontrada.

beneficios do chocolate4 – Previne o envelhecimento precoce
Entre os benefícios do chocolate, está o poder de antienvelhecimento. Por ser rico em antioxidante, vitaminas A e do complexo B, ele ajuda a controlar os radicais livres do organismo.

Você sabia que quando os radicais livres estão elevados, podem provocar danos nas células que estão relacionadas ao processo de envelhecimento?

Como o chocolate consegue controlar essa substância, ele ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele e do organismo. As mesmas substâncias encontradas no chocolate, podem ser encontradas no chá verde e no vinho.

5 – Diminui o risco de câncer
O câncer tem relação direta com a oxidação do DNA no organismo e os antioxidantes existentes no cacau acabam evitando o riso da doença. Pesquisadores dos Estados Unidos divulgaram estudo comprovando que o chocolate pode ajudar, principalmente, no combate ao câncer de intestino pois servem para proteger as células das degenerações do tumor.

6 – Diminui o risco de doenças cardiovasculares
Estudos provaram que aquelas pessoas que comem uma ou duas porções de chocolate por semana pode reduzir o risco de insuficiência cardíaca.

Uma pesquisa realizada na Austrália descobriu que quem consome chocolate com pelo menos 70% de cacau ajuda a prevenir o infarto e a reduzir riscos de problemas cardiovasculares.
Afinal, uma barra de chocolate escuro tem cinco vezes mais flavonoides do que uma maçã.

7 – Reduz o nível de colesterol
O cacau que o chocolate amargo contém ajuda a reduzir o mau colesterol, que pode entupir as veias e as paredes internas das artérias, além de inibir o seu bom funcionamento. Estudos clínicos mostram, também, que o cacau pode aumentar o nível de lipoproteína de alta densidade, aumentando o índice do colesterol bom.

A baixa do colesterol ruim e a alta do bom, pode reduzir o risco de doenças cardíacas, ataques cardíacos e aterosclerose coronariana.

8 – Reduz a pressão arterial
Estudos mostram que o consumo do chocolate amargo melhora o fluxo arterial e faz bem à saúde cardiovascular, pois diminui a tendência de coagulação das plaquetas e de obstrução dos vasos sanguíneos.

Com a baixa pressão arterial, também há menos chances de sofrer de muitos tipos de doenças do coração como insuficiência cardíaca fibrilação arterial e aterosclerose, além de reduzir o risco de declínio cognitivo, demência e acidentes vasculares cerebrais.

Simplesmente coma um pedaço pequeno de chocolate amargo diariamente para baixar sua pressão arterial.

beneficios do chocolate

9 – Evita derrames
Comer chocolate amargo com moderação ou regularmente pode reduzir a chance de acidentes vasculares cerebrais mais tarde.

Pesquisadores de Estocolmo estudaram mais de 37 mil homens entre as idades de 45 e 79 por cerca de 10 anos. Eles descobriram que aqueles que comeram cerca de 2,2 ml por semana deste tipo de chocolate tinham 17% menor risco de ter um ataque cardíaco durante esse período em comparação com aqueles que comeram chocolate algumas vezes ou nenhuma.

Para melhorar o fluxo de sangue no cérebro e reduzir o risco de acidente vascular cerebral, coma uma única barra de chocolate amargo uma vez por semana.

10 – Melhora o desenvolvimento do cérebro
Como o chocolate é rico em cafeína, ele pode estimular a memória, a concentração e o desempenho mental. O doce ajuda a melhorar o raciocínio, porém apenas nas versões amargo e meio amargo. O chocolate ao leite também possui elementos que ajudam o desenvolvimento do cérebro, mas em menores quantidades.

Quem consome chocolate amargo regularmente pode melhorar a memória a curto prazo e os níveis de alerta geral por curtos períodos.

11 – Ajuda na perda de peso
Isso mesmo, outro dos benefícios do chocolate, ele ajuda a emagrecer. Consumir o chocolate com moderação dá um efeito de saciedade e diminui a sua vontade de comer alimentos ricos em doces e gorduras.
Como é rico em antioxidantes, o chocolate amargo pode atrasar a digestão para que você tenha menos fome na próxima refeição, além de acelerar seu metabolismo para queimar as gorduras e calorias que serão ingeridas ao longo do dia.

Estudo realizado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, constatou que pessoas saudáveis que praticam exercícios físicos e comem chocolate cerca de duas vezes por semana tendem a ter o índice de massa corpórea menor do que aqueles que se exercitavam e comem chocolate com menos frequência.

É importante ressaltar que este benefício só pode ocorrer quando o alimento é inserido em uma dieta balanceada.

12 – Ajuda a curar tosses persistentes
Se você não aguenta mais aquela tosse que te persegue por semanas, tente comer chocolate amargo. Ele contém uma substância química conhecida como tebromina que ajuda a reduzir a tosse, pois ajuda a relaxar o nervo que provoca esse incômodo.

Ao contrário da maioria dos medicamentos para tosse, o chocolate amargo não vai fazer você se sentir sonolento.

13 – Melhora a digestão
Graças às fibras encontradas no cacau, o chocolate estimula as enzimas digestivas do corpo, auxiliando uma boa digestão. Ele pode auxiliar, também, nos sintomas da diarreia. Mais um dos benefícios do chocolate para ficar por dentro!

14 – Ajuda a prevenir a diabetes
O cacau presente no chocolate escuro inibe os níveis de açúcar no sangue para ajudar a prevenir diabetes e obesidade.

Um pequeno estudo italiano descobriu que o chocolate amargo ajuda a reduzir a resistência à insulina e ajuda o corpo a usá-la de forma inteligente, controlando os níveis de açúcar no sangue entre as pessoas que são diabéticas.

No entanto, para diabéticos, recomenda-se comer chocolate amargo sem açúcar, que pode ser facilmente encontrado no comércio.

beneficios do chocolate

15 – Ajuda na prevenção de cáries
Estudos da Universidade de Tulane descobriram que o extrato de cacau em pó, foi ainda mais eficaz do que o flúor na prevenção de cárie e ainda, ajuda no fortalecimento do esmalte dos dentes.

16 – Ajuda a prevenir o Alzheimer
Mais um dos benefícios do chocolate para a saúde. Pessoas com meia-idade que bebem duas xícaras de chocolate amargo podem melhorar a memória e aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro, evitando a doença de Alzheimer.

17 – Melhora consideravelmente o humor
O chocolate preto é um antidepressivo e pode realmente animar as pessoas. Pesquisadores descobriram que moléculas existentes nele são semelhantes a encontradas no ácido valporic, que é um produto químico usado no humor e em pessoas que sofrem com caos emocional e transtornos bipolares.

18 – Alivia dores em geral
Ingerir chocolate pode aliviar dores, de acordo com um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. A distração de comer ou beber por prazer atuaria como um analgésico natural. Os testes foram realizados em ratos, mas os pesquisadores acreditam que o mesmo efeito ocorra em pessoas que comem chocolates regularmente.

19 – Desgaste físico
O leite, quando misturado ao chocolate, é uma das melhores bebidas para se recuperar da atividade física. Os benefícios estariam na quantidade de carboidratos e proteínas da mistura dos dois.

20 – Benefícios durante a gravidez
Chocolate durante gravidez pode ajudar a prevenir a hipertensão durante a gestação. Grávidas que comem chocolate ao menos cinco vezes por semana estão 40% menos propensas a desenvolver o problema do que aquelas que a consomem menos de uma vez. O composto teobromina, encontrado principalmente nas variedades amargas e meio amargas, pode ser o responsável pelo benefício neste período.

21 – Benefícios para a pele
São vários os benefícios do chocolate e o cacau, ambos fazem bem para a pele.
Os vários antioxidantes encontrados no chocolate amargo protegem a pele dos danos dos radicais livres, que traz danos às células, mantendo uma pele saudável, brilhante e sem falhas.

  • Protege contra raios UV: os flavonoides encontrados no chocolate amargo ajudam na proteção de queimaduras solares e outros danos que os raios UV causam.
  • Hidrata: o chocolate também serve como um poderoso hidratante para a pele, pois é carregado em ferro, cálcio e vitaminas A, B1, C, D e E. Esses nutrientes restabelecem, principalmente, as peles secas.
  • Melhora o colágeno: a ingestão do cacau reduz os hormônios do estresse, resultando uma menor degradação do colágeno.

Uma boa dica é tomar um banho de chocolate. Você estará fazendo uma hidratação profunda da pele, deixando-a mais macia e luminosa, pois a massa gordurosa do cacau vai formar uma camada protetora que não deixa sair a umidade.

beneficios do chocolate

22 – Benefícios para o cabelo
Os benefícios do chocolate para o cabelo estão relacionados ao combate aos fios quebradiços e desvitalizados que aparecem pelo uso frequente de produtos químicos, além de incentivar o crescimento rápido das madeixas.

Nos cabelos você pode aplica-lo em forma de máscara ou mousse, ou, se preferir, ingeri-lo. Quando você come o chocolate aumenta o fluxo sanguíneo e do oxigênio no couro cabeludo, resultando em um cabelo mais forte, mais grosso e mais saudável.

Mas com todos esses benefícios do chocolate, será que existe alguma contraindicação ao consumo?

O chocolate amargo não é recomendado para diabéticos. Apesar de ele conter substâncias que melhoram a sensibilidade à insulina, como já vimos, o alimento também conta com boas quantidades de açúcar. Isto pode elevar os níveis de glicose e desencadear uma crise.

Pessoas com obesidade e alergia ao cacau também devem evitar o chocolate amargo. Quem tem alergia ou intolerância à lactose precisa checar se o alimento realmente não possui esta substância.

Agora que você conhece todos os benefícios do chocolate, não precisa mais se sentir culpada na hora de degustar essa delícia. Vale lembrar que ele deve ser consumido em poucas quantidades e de preferência na versão amargo e meio amargo.

Bom, vou ali comer um pedacinho de chocolate e já volto!

Gostou do artigo? então compartilhe!

Shares

Artigos relacionandos

Deixe seu comentário

Receba mais dicas como essa antes que todo mundo!

Digite seu melhor e-mail abaixo e clique no botão, simples assim!

Parabéns! Agora você receberá as nossas dicas em primeira-mão!

Receba mais dicas como essa antes que todo mundo!

Digite seu melhor e-mail abaixo e clique no botão, simples assim!

Parabéns! Agora você receberá as nossas dicas em primeira-mão!