Seu corpo estressado pode estar com a saúde muito mais prejudicada do que você imagina. Ainda bem que existem formas simples de aliviar esse sofrimento! Confira algumas técnicas de relaxamento que você pode usar no dia a dia!

O estresse da rotina pode se tornar um grande problema de saúde. A tensão no ambiente de trabalho, por exemplo, é uma realidade para a maioria das pessoas. Nós estamos vivendo um momento que o estresse crônico é comum entre as pessoas, e isso vem acompanhados de prejuízos para a saúde e para o bolso também, afinal, pense em todo o dinheiro gasto em consultas, remédios e todo o tempo que se falta ao expediente por estar se sentindo mal.

Todos esse esgotamento traz sérias consequências para a qualidade de vida, então como é possível reconquistar uma paz mental e retomar o controle sobre nossas vidas?

Quando éramos adolescentes, acreditávamos que éramos invencíveis. Fazíamos as coisas mais estúpidas como beber demais todos os dias da semana, dirigir com imprudência, desrespeitar todas as autoridades e brincar com coisas que deveriam ser levadas a sério.

Com sorte, sobrevivemos a essa fase e, em algum momento, a  maioria de nós percebeu que somos meros mortais, ainda que com uma vida inteira pela frente. E então nós paramos de fazer coisas estúpidas, amadurecemos e mergulhamos na vida adulta, passando a nos comportar de acordo com o que a sociedade já esperava de nós. É aí que entram nas nossas vidas as longas jornadas de trabalho, todas as horas dedicadas às nossas obrigações e, com elas, o famigerado estresse.

Na verdade, esse ritmo da vida adulta é igualmente ou mais perigoso que dirigir a 100 km/h, porque nós passamos a maior parte do nosso tempo dedicados ao nosso trabalho, comendo refeições prontas (mais conhecidas como: lixo industrializado), enchendo nossos corpos com toxinas, fumando, bebendo, sedentários, irritados e mantendo esse estilo do qual já estamos cansados até de ouvir.

Nós nos desdobramos para cumprir prazos, estar em dia com os compromissos e ultrapassamos todos nossos limites só para provar que temos valor. Tudo isso nos leva à fadiga, deixando nosso corpo em cinzas, fazendo com que fiquemos vulneráveis e, consequentemente, doentes.

O estresse é responsável por 80% das visitas aos médicos, considerando que ele pode desencadear – direta ou indiretamente – várias disfunções no organismo, doenças no coração, obesidade e diabetes. O estresse não deve ser ignorado, especialmente quando há diversas maneiras e alternativas para lidar com ele.

Técnicas de relaxamento

Como se distrair é uma das formas mais práticas – e imediatas – de liberar o estresse e aliviar os seus sintomas na mente e no corpo, aqui estão as 5 técnicas de relaxamento que você pode adotar como válvulas de escape na sua rotina:

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1. Trabalhos manuais

Depois de um dia difícil e muita correria, sentar na frente de um computador ou da TV não vai fazer que você esqueça os prazos estressantes, as demandas sociais e as dívidas. No lugar de mais um aparelho para encher sua cabeça com milhares de outras informações, o artesanato, as atividades DIY (do inglês: do it yourself, como chamam os trabalhos manuais e de personalização de objetos), a cozinha e até uma manicure/pedicure caseira podem ser alternativas muito mais relaxante e que podem ajudá-la a limpar sua mente.

Esse tipo de passatempo consegue nos levar a um estado de quase transe e distraem nossa mente, fazendo com que esqueçamos os problemas.

Você pode criar uma arte com giz de cera, na qual deve colar os gizes em uma superfície (pode ser em uma lona ou em um papel mesmo), aqueça a região onde estão os gizes com um secador de cabelo e deixe-os derretes sobre o papel, criando uma obra de arte!

Ou talvez bordar seja mais a sua praia – quem sabe customizar uma jaqueta jeans do seu guarda-roupa. Você pode pendurar suas artes na parede, adotar para a decoração da casa ou simplesmente dar boas risadas dos resultados e jogá-los no lixo mesmo.

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2. Dança

O estresse é uma reação psicológica que acontece no corpo inteiro; ele libera o hormônio cortisol em resposta a todo o estímulo negativo e isso acaba se acumulando no seu corpo. Dançar ajuda você a aliviar esse estresse por extravasar tanto o cortisol acumulado, quanto todos os outros resíduos químicos que estão em excesso que podem estar no seu organismo.

A dança substitui esses hormônios pela serotonina e pela endorfina, além de conter os efeitos que o estresse tem sobre a sua mente e o seu corpo, dessa forma, você consegue alimentar uma perspectiva mais otimista sobre as coisas.

Caso você se mantenha concentrada, com foco na música, nos movimentos e no seu parceiro de dança – se tiver algum, é bem provável que não estará ocupando sua cabeça com outras preocupações. Escolha um estilo de dança que mais combine com o seu e deixe a música guiá-la para um mundo completamente novo; um mundo no qual não há espaço para estresse.

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3. Passatempos que exigem concentração

Golfe, surfe, xadrez, palavras-cruzados, sudoku, livros ou algum jogo que exija sua máxima concentração. Tudo bem que alguns dele são mais incomuns, mas a ideia é que você não apenas se livre do estresse, mas também consiga manter uma certa serenidade mesmo depois de a partida ter acabado.

Imagine-se com um bom jogo de palavras cruzada enquanto descansa em uma cadeira na varanda da sua casa, cercada por uma paisagem relaxante e que não se possa ouvir nada além dos seus próprios pensamentos.

E não se preocupe com o seu amadorismo, o caminho do aprimoramento no jogo pode ser tão desestressante quanto a prática por si só. Apenas mantenha a calma e se concentre em fazer o que se propôs, não se deixando abalar pelos resultados, porque eles importam de menos nesta hora.

Então, esteja você com um pedaço de papel pronta para devorar mais um livro do seu escritor favorito ou só matando o tempo com uma brincadeira ao ar livre, lembre-se de se entregar àquele momento e não ficar pensando no futuro.

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4. Caminhadas ao ar livre

Sim, uma coisa tão simples como uma caminhada em meio à natureza pode ajudá-la a aliviar o estresse, já que combate os sintomas pelo aumento da atividade cardiovascular em combinação com um ambiente natural e calmante.

Tudo bem que dependendo do nível de dificuldade do trajeto, o exercício pode exigir algum esforço, mas ainda assim você conseguirá tirar a mente das preocupações do dia a dia. Apenas por estar cercada por um ambiente mais verde, já é possível sentir a tensão ser reduzida. A caminhada, assim como a dança, libera a endorfina, responsável pela sensação de bem-estar.

Você também pode aproveitar o silêncio de uma caminhada sozinha para pensar com mais clareza (ou seja, com a cabeça fria) sobre os problemas que andam afetando sua vida. Se acompanhada, a melhor parte da atividade é se desconectar das questões com o trabalho, com a família, contas e tudo mais. Por isso, fique esperta para não arrastar colegas de trabalho ou pessoas que podem acabar fazendo você perder o foco da ginástica para mergulhar na rotina de novo.

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5. Yôga

A yôga é uma técnicas de relaxamento de ganho de consciência corporal que combina exercícios de controle da respiração, relaxamento e meditação. A atividade não só reduz o estresse, como também, consequentemente, abaixa a pressão sanguínea e reduz o ritmo dos batimentos cardíacos.

A yôga pode ajudar você a desenvolver uma percepção maior sobre si mesmo, de modo a monitorar o que a incomoda no momento em que você está tendo uma crise, mudar o seu comportamento e assim minimizar os efeitos desse estresse sobre o seu corpo. Em dias muito atribulados, você estica sua esteira na grama, respira fundo e medita por alguns minutos para começar a se sentir melhor quase que instantaneamente.

Existem algumas posturas da yôga especificamente para ajudar a aliviar o estresse. Por isso, a prática regular da atividade consegue diminuir essa sensação de esgotamento do dia a dia com apenas algumas sessões.

Não existe uma formula de evitar ou eliminar completamente o estresse da nossa rotina – esta é a realidade da vida moderna. Até porque é impossível controlar todos os aspectos que afetam nossa mente. No entanto, é possível controlar a própria mente e exercitar os pensamentos para que eles possam neutralizar o estresse.

Isso tudo começa quando nos ocupamos com atividades relaxantes e, ainda assim, significativas, buscamos novas crenças e paradigmas para a nossa visão de mundo. Todos merecem viver uma vida tranquila, então nunca será tarde demais começar a mudar para melhorar a sua.

Agora está na hora de colocar em prática essas técnicas de relaxamento!

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